Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Centro de Saúde da Vila Ivonete terá dois andares e deve ser inaugurado até março

A população de mais de 15 bairros de Rio Branco terá acesso, ainda no primeiro semestre deste ano, aos serviços do Centro de Saúde da Vila Ivonete. O local passa por ampliação em obra realizada com recursos próprios da Prefeitura de Rio Branco e do Governo Federal. O prefeito Raimundo Angelim vistoriou na manhã de ontem (4) o andamento da construção, que terá um piso superior para abrigar consultórios médicos, odontológico, psicológico e de fisioterapia, salas de enfermagem, nebulização e medicação e setor administrativo, além de recepção e salas de espera climatizadas.
Posto-de-saude0502
Quando inaugurada, a nova unidade terá um prédio melhor estruturado para atender a população com salas exclusivas para vacinação e para vigilância epidemiológica. Em 615m quadrados de área, a nova unidade terá rampas de acessibilidade e respeita as normas de recolhimento de lixo hospitalar exigidos pelo Ministério da Saúde, com dinâmica de retirada do material criada para evitar o contato com os usuários.

A administração municipal e a empresa Coluna Construções e Comércio Ltda optaram por derrubar o antigo prédio, cujos alicerces não garantiam a segurança necessária para o aumento de um piso extra e utilizaram todo o espaço do terreno. Foram retirados do local 280m cúbicos de entulho.

O Centro de Saúde Vila Ivonete terá novo formato de atendimento, diferente do praticado antes da ampliação. A idéia é realizar simulações para formatar o fluxo de assistências valorizando o espaço e garantindo mais conforto e segurança para a população. O prédio de dois andares terá móveis e equipamentos novos e deverá ser entregue ao município até março. Dos 13 centros de saúde da Capital, apenas 4 ainda não foram reformados. O da Vila Ivonete e o Cláudia Vitorino, na entrada do bairro Taquari, estão em fase de finalização.

O Centro de Saúde Gentil Perdomo da Rocha, no Conjunto Esperança está com a ordem de serviço expedida e o Barral y Barral tem projeto de reforma e ampliação planejadas pela Prefeitura de Rio Branco. “O Barral y Barral será outra unidade que precisará ir abaixo e lá deverá ser construído um prédio para atender os usuários daquela região. Eu quero fazer essa obra”, afirma Raimundo Angelim.

As reformas e ampliações dos centros de saúde de Rio Branco são resultado de parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado por meio do Pacto Pela Saúde totalizando R$ 13,9 milhões.

Sair da versão mobile