Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Centro de Zoonoses suspende recolhimento de animais das ruas

Todos os anos, durante o período de chuvas e cheia do Rio Acre, o Centro de Controle de Zoonoses do município entra em estado de sobrealerta e suspende o recolhimento dos animais das ruas como medida para garantir as vagas dos bichos de estimação de famí-lias desalojadas pelas enchentes. No início desta semana, o Rio Acre chegou a 11,44 metros aumentando a preocupação sobre o destino desses animais. A ação faz parte do plano de contingência elaborado pela Defesa Civil. Monitoramento hidrológico elaborado pela Agência Nacional de Águas, CPRM e Sipam indica que maiores índices de cheia do Rio Acre ocorreram nos meses de fevereiro e março.

O Centro de Zoonoses pode abrigar até cem animais ao mesmo tempo, mas há períodos em que este número cresce, como durante o período de alagação, por isso a suspensão do serviço de recolhimento. A coordenação do CCZ reconhece que o espaço físico usado para abrigar os animais é limitado. A maioria deles é destinada à adoção que pode ser requisitada após o período de cinco dias úteis caso não haja manifestação dos proprietá-rios. Hoje, a média é de 20 animais adotados mensalmente.

A grande maioria dos interessados busca cães para a guarda de casas e quintais, mas devido a campanhas nacionais e divulgação do serviço já existem pessoas que procuram cães para companhia. Muitas delas vão em busca dos filhotes que são entregues quase todos os dias no centro. “Chegam todos os tipos de animais aqui, inclusive ninhadas inteiras. Em compensação há alguns que estão há cinco meses à espera de adoção”, diz a coordenadora Micheline Dantas.

Para adotar um animal é preciso preencher ficha e termo de responsabilidade no qual o interessado se compromete a cuidar e proteger os bichos que, no período em que estão abrigados no CCZ, passam por vermifugação, vacinação e recebem cuidados dos veterinários. Os animais recolhidos e abrigados durante a alagação são identificados para que sejam devolvidos aos seus donos quando estes voltarem para casa.

Sair da versão mobile