Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Danilo Lovisaro é primeiro diretor do Norte empossado presidente da Cdemp

Criado em 1997, o Colégio de Diretores de Escolas do Ministério Público do Brasil (Cdemp) terá pela primeira vez um presidente da Região Norte. Danilo Lovisaro do Nascimento, presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Acre (Fempac), foi eleito presidente da Cdemp e tomou posse na noite de ontem, em solenidade ocorrida no Teatro Plácido de Castro.

Danilo assume mandato para gestão de um ano na presidência no lugar de Maurício Kalache, presidente da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar), e presidente da Cdemp por dois mandatos, além de dois mandatos ter sido vice-presidente. Na diretoria, Danilo contará com o vice-presidente Sérgio Dário Machado (procurador de Justiça do Espírito Santo) e a Secretária-Geral Patrícia Pimentel Ramos (procuradora de Justiça do Rio de Janeiro).

“O Dr. Danilo tem uma identificação com o Cdemp, por isso sua escolha para a presidência, além de dois fatores importantes: o reconhecimento do colegiado com a capacidade de contribuição que ele demonstrou e outra que a região Norte nunca tinha tido um presidente”, ressaltou Maurício Kalache.

Na gestão, o Dr. Danilo Lovisaro quer realizar reuniões ordinárias, com pautas bem elaboradas, que possam realmente desenvolver o trabalho interessante. “Queremos melhorias para o acesso ao concurso à carreira do Ministério Público, o vitaliciamento e também o que chamamos de educação continuada, no que diz respeito ao constante aperfeiçoamento”, ratificou o novo presidente.

Esta quinta e sexta-feira foram levantadas várias questões para a atual gestão, na 1ª reunião Ordinária do Cdemp. A programação teve início na manhã de quinta, no Memorial dos Autonomistas de Rio Branco, e contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Sammy Barbosa Lopes, o presidente da Associação do Ministério Público do Acre, Ricardo Coelho de Carvalho, além da diretora da Escola Superior da Magistratura do Acre, Eva Evangelista de Souza Araújo.

Os colegas de Ministério Público fizeram questão de prestigiar o momento. “É uma honra ter um colega ter seu nome reconhecimento à nível nacional. Um promotor que tem uma ligação estreita com a academia, professor da Ufac há muitos anos”, enfatizou Sammy Barbosa. “É o coroamento da gestão do Danilo, frente a Fempac, e só esperamos que o objetivo maior da Cdemp, que é o engrandecimento do Ministério Público brasileiro seja alcançado”, afirmou Ricardo Carvalho.

Cdemp – O Colégio de Diretores de Escolas do Ministérios Públicos do Brasil (CDEMP) em seu primeiro capítulo, do Estatuto, rege que a entidade “é um espaço de articulação política dos Diretores de Escolas e dos Centros de Estudos e de Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil, regido na forma do presente Estatuto”.

Sair da versão mobile