Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Especialista mundial em dengue dá palestra no Acre

palestra_dengue_20

O médico cubano Eric Martínez Torres, um dos maiores especialistas em dengue no mundo, realizou ontem à noite, no Auditório do Hospital das Clínicas, uma palestra. Com o tema “capacitação sobre manejo clínico de pacientes com dengue”, ele alertou os profissionais em saúde do estado sobre os perigos da endemia.

Eric é Doutor em Ciências Médicas, professor titular de Pediatria, membro da Academia de Ciências de Cuba (ACC), da Associação Pan-americana de Infectologia (API), da Sociedade Latino-americana de Infectologia Pediátrica (SLIPE) e Diretor Nacional de Investigação e Desenvolvimento do Ministério da Saúde Pública de Cuba.

Ele já passou por quase todos os estados da Federação, colaborado com as autoridades sanitárias brasileiras. A dengue se tornou um dos principais problemas de saúde do mundo, tendo crescido progressivamente em incidência e mortalidade, sobretudo nos últimos 20 anos, de acordo com informações do Ministério da Saúde.

Com a intensificação das chuvas, a incidência da endemia aumentou significadamente no Estado, segundo dados semanais das secretarias municipal e estadual de Saúde. Uma reportagem da Rede Globo, realizada no mês passado, atribuiu à ausência de saneamento básico como um dos principais fatores da epidemia.

O Acre foi o Estado que registrou os maiores números de notificações de casos de dengue no país. Foram 6.851 de casos suspeitos da doença, segundo o Ministério da Saúde. Os dados são preliminares. Na seqüência, vieram Minas Gerais, com 3.058, Goiás, com 2.538, Espírito Santo, com 2.205 e Mato Grosso do Sul, com 1.301.

Sair da versão mobile