Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Funcionários da São Roque começam a ser recontratados

As empresas Via Verde, Floresta e São Judas, que encamparam as linhas de ônibus ocupadas pela empresa São Roque, estão recontratando cerca 260 funcionários.
Funcionarios
O número corresponde a 70% dos 380 que foram dispensados, após cancelamento da concessão feito pela prefeitura. Ontem, dezenas deles se espremiam em filas.

A direção da São Roque também anunciou a venda de ônibus da empresa, tentando cumprir acordos trabalhistas, que estão sendo mediados por representantes da categoria e por procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT). A intervenção do MTP, na avaliação dos sindicalistas, evitou a dispensa completa dos funcionários. Eles querem receber direitos trabalhistas como o 13º e os pagamentos de salários atrasados.

Um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre (Sinttpac), Mauricélio Freire da Silva, acompanhava toda a movimentação de ontem. “Eles estão preenchendo fichas e vão fazer exames para verificar as condições de saúde”, disse, assegurando que ninguém iria ser dispensado caso alguma moléstia tenha sido adquirida no exercício da função.

Os novos exames de saúde, exigência para qualquer contração, seria o motivo da categoria estar “desconfiada”. A motorista Celina Costa, cuja situação funcional está sub judice, adverte que os funcionários, em sua maioria, têm problemas de saúde relacionados à coluna cervical, adquiridos no trabalho. “Os novos patrões podem ignorar que os funcionários ficaram doentes trabalhando na empresa São Roque”, alerta Celina.

Sair da versão mobile