Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Itaú Cultural lança editais do programa Rumos edição 2011-2013

Em entrevista coletiva, o diretor-superintendente do Itaú Cultural, Eduardo Saron, e dos gerentes dos núcleos responsáveis pelos editais da edição do programa, Claudiney Ferreira (Jornalismo Cultural), Sofia Fan (Artes Visuais) e Renata Bittencourt (Educação, Cultura e Arte) e do Curador-geral do Rumos Artes Visuais, Agnaldo Farias, foram anunciados nacionalmente os editais do Programa Rumos Itaú Cultural edição 2011-2013, que aconteceu dia 21, na sede da instituição em São Paulo.
Itau-cultura1
Criado há 14 anos, o programa é um braço de apoio às produções artística e intelectual a nível nacional e sintonizado com a realidade e a criatividade brasileira. Ao premiar trabalhos vindos de todas as regiões do país, o Rumos possibilita uma distribuição equitativa de bens culturais na sociedade.

“Imaginar que um projeto cultural complete 14 anos é motivo de muito orgulho. E cada ano é um novo aprendizado. Todos os editais apresentam novidades assim como o momento cultural brasileiro. Há 14 anos o crescimento da cultura é outro”, ressaltou o superintendente Eduardo Saron. Ele disse ainda que os projetos são enviados e aprovados pelo Ministério da Cultura, que é parceira no programa.

Para Renata Bittencourt, gerente de Educação, Cultura e Arte, os contemplados recebem não o prêmio, mas a janela  para outras etapas.  E “escolhe lugares para ir por acreditar que lá a experiência vai impulsionar o trabalho na arte”, concluiu.

A partir do dia 23 de fevereiro, os três editais entraram em vigor, quando foram publicados na íntegra no site da instituição itaucultural.org.br/rumos.
Quanto ao valor do programa, em 2010 foram investidos aproximadamente R$ 9 milhões. Para este ano, a projeção é de cerca de R$ 10 milhões.

Itau-cultura2
A banda Criolina abriu a noite do lançamento dos editais do Rumos Itaú Cultural 2011, em São Paulo. O grupo é de São Luís do Maranhão comandado pela dupla Alê Muniz e Luciana Simões, traz uma sonoridade que permite o uso de samplers e programações eletrônicas, em uma mescla de ritmos como rock, funk, ska e as levadas regionais do tambor de crioula, toadas de bumba meu boi, coco, merengue e boleros, carimbó e sóca.

Os três projetos
O projeto Artes Visuais está voltado para artistas atuantes no Brasil com trajetória profissional a partir de 2000. As inscrições vão até 29 de maio. Já o projeto Educação, Cultura e Arte contempla  profissionais que estejam desenvolvendo, no país, propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. Os interessados de-vem se inscrever até 30 de junho. O público alvo do terceiro projeto são professores e estudantes de comunicação social e/ou jornalismo. E as incrições vão até 15 de julho.  

Itau-cultura3
Antonio Nóbrega vai fazer aula-espetáculo no Acre
 Depois do lançamento dos três editais em São Paulo, as equipes vão sair em caravana pelo Brasil, visitando 25 cidades brasileiras.  O músico e dançarino Antonio Nóbrega acompanha a equipe em pelo menos  quinze cidades.

Em cada lugar, as equipes se apresentarão  ao seu público com atividades específicas. A de Artes Visuais promoverá oficinas de portfólio e palestras. A de Educação, Cultura e Arte se apresenta com Antonio Nóbrega com aula-espetáculo. E a de Jornalismo Cultural promoverá oficinas para professores e estudantes.

Na caravana que vem ao Acre, no mês de junho, dela faz parte o músico e dançarino Antonio Nóbrega. Ele vai fazer aula-espetáculo criada exclusivamente para apresentação na área Educação, Cultura e Arte.

Itau-cultura4
Henilton Menezes, secretário do MinC em SP, prestigiou o lançamento

Itau-cultura5
Tadeu Di Pietro, representante do MinC em SP, também compareceu no evento

Sair da versão mobile