13 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Justiça obriga Rede Globo a negociar com a família de Wilson Pinheiro

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
03/02/2011 - 04:50
Manda no zap!CompartilharTuitar

A ‘todo-poderosa’ Rede Globo vai ter de negociar com a família do líder sindical Wilson Pinheiro, assassinado em 1980. A emissora usou as imagens e a memória do sindicalista na minissérie ‘Amazônia: de Galvez a Chico Mendes’, sem o consentimento dos familiares. A audiência está marcada para o próximo dia 11, na 4ª Vara Civil da Comarca de Rio Branco.
Wilsonh
A viúva de Chico Mendes, Izamar Mendes, também acionou a emissora pelos mesmos motivos. Ela teria recusado a proposta de indenização oferecida. “O que está em jogo não é a quantia, mas a reparação dos danos causados pela veiculação de uma história mentirosa”, assim resumiu a filha e representante da família, Hiamar Pinheiro.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Ela também questiona pessoas ligadas ao Governo do Estado por terem permitido e, no seu entender, até ter participado da realização da minissérie. A ‘politicagem’, segundo ela, é o que teria norteado a novelista acreana Glória Perez. “À ilustre acreana, será que ela gostaria de ver a memória de sua filha manchada?”, questiona, referindo-se ao assassinato de Daniela Perez, ocorrido na década de 90.

Para narrar a história do sindicalismo rural acreano, de acordo com a Hiamar Pinheiro, precisa-se primeiro contar a história de seu pai. Desta forma, segunda ela, é que se chegaria à cidade de Xapuri e a Chico Mendes. “Os trabalhadores rurais de Xapuri eram ligados ao sindicato de Brasiléia. A história foi criminosamente invertida”, desabafa ela,  completando que mataram o seu pai pela segunda vez.

Quem foi Wilson Pinheiro  
Wilson Pinheiro foi morto em 21 de julho de 1980, com um tiro na nuca, a mando de grandes latifundiários. Ele estava reunido numa sala, com outros dirigentes do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Além de presidente do sindicato, também presidia a comissão municipal do PT.
Na década de 70, ele fez parte da primeira leva de sindicalistas rurais do Acre. Assessorado pelo engenheiro agrícola e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores Agricultura (Contag), João Maia, e de setores da Igreja Católica, tornou-se um ícone na luta pela terra e na defesa dos trabalhadores rurais.  

Warner Brothers  teria cometido o mesmo crime
A indústria norte-americana de cinema e entretenimento Warner Brothers também teria usado, sem permissão, a imagem do sindicalista acreano no filme ‘Amazônia em Chamas’.

Desde 1994, quando foi lançado, o filme é veiculado no mundo inteiro para mostrar a luta empreendida pelo sindicalista Chico Mendes e os seringueiros acreanos em favor da preservação da floresta.

Wilson aparece como o ‘professor’ de Chico Mendes na escola do sindicalismo. Apesar de a companhia ter ganhado milhões de dólares com a veiculação do filme, não quer pagar um centavo, sequer os danos materiais e morais, por ter usado o nome e a imagem do sindicalista. No ano passado, a Câmara Cível do Tribunal de Justiça sentenciou o pagamento de uma indenização de R$ 156 mil.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Família espera mais de 15h pela liberação de corpo de trabalhador

Próxima Notícia

Mensagem do governador à Aleac aponta rumos para o desenvolvimento do Estado

Mais Notícias

Foto: Neilson Abdallah
Geral

Comitê de Cultura Acre promove rodas de conversa sobre autogestão e ancestralidade no Vale do Purus

12/02/2026
Retiro Somos Um 2025 - Foto: Arquivo pessoal
4º destaque

Retiros religiosos no Carnaval reúnem jovens e adolescentes; veja opções, valores e programação

12/02/2026
Foto: Divulgação
Geral

Drama clássico, suspense policial e animação esportiva marcam as estreias no Cine Araújo

12/02/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Carnaval com saúde: profissionais do Acre dão dicas de alimentação, hidratação e preparo físico para a folia

12/02/2026
As equipes seguem atuando nos próximos dias para liberar as vias, melhorar a drenagem e garantir mais segurança aos moradores das áreas atingidas pela cheia do Rio Acre. (Foto: Ana Melo/Secom)
Geral

Prefeitura inicia força-tarefa de limpeza após vazante do Rio Acre e prioriza bairros afetados pela enchente

12/02/2026
Foto: Ranelly Yasmim
6º destaque

Bocalom assina decretos que mudam regras da coleta de resíduos e do licenciamento ambiental em Rio Branco

12/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Mensagem do governador à Aleac aponta rumos para o desenvolvimento do Estado

Polícia Militar prende homem acusado de latrocínios, homicídios e tráfico de drogas

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre