Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Livro sobre dengue é doado para as Escolas Municipais

aedes_mosquito_10

Escritora doou 150 exemplares para a Biblioteca Pública Municipal.

A professora Kelen Gleysse Dantas autora do livro “Aegypti a Mosquita da Floresta”, lançado em dezembro de 2010, em Rio Branco, entregou no dia 26 de janeiro para a coordenadora do Centro de Multimeios da SEME, Marília Bomfin, 150 exemplares do livro para compor o acervo de bibliotecas e escolas municipais.
“Aegypti a Mosquita da Floresta é uma obra muito importante para o crescimento intelectual de nossas crianças. Além da novidade na informação acerca da doença, o conto ainda possibilita à criança uma viagem ao mundo da imaginação, fazendo com que elas se identifiquem com as abelhinhas, personagens da história”, explica a autora.


Marília Bomfin esclarece que a obra é uma criativa ferramenta no combate a dengue. A necessidade de combater a dengue se tornou uma problemática da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco desde a primeira epidemia sofrida pela comunidade  riobranquense.


Utilizando as prerrogativas da SEME, o Secretário de Educação Moacir Fecury pediu que o Centro de Multimeios, através da coordenadora Marília Bomfim,  levasse teatro,  contação de história ou qualquer outro instrumento artístico para as escolas com o intuito de  conscientizar as crianças do município, e através delas os pais,. A partir daí, surgiu a idéia de escrever uma história lúdica capaz de combater a dengue. “Ele (Moacir Fecury) nos pediu para de alguma forma ajudar a diminuir os índices dessa doença. Coloquei o desafio para a Kelen e ela prontamente nos atendeu, tornando a ideia realidade”, enfatiza Marília.


O livro infantil Aegypti: a mosquita da floresta, é fruto de projeto aprovado na primeira etapa do edital da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Rio Branco lançado pela Prefeitura de Rio Branco/Fundação Garibaldi Brasil no ano de 2010, e contou com o patrocínio do HSBC. As ilustrações são do chargista e escritor Enilson Amorim. O Projeto contou ainda  com as parcerias do Centro de Multimeios/SEME, Biblioteca Pública Estadual, Fundação Elias Mansour/Lei de Incentivo à Cultura e Câmara Temática de Literatura do Município de Rio Branco.

Recentemente o então Secretário de Educação Moacir Fecury encaminhou, através do Centro de Multimeios os livros doados para as escolas do município. Na ocasião o prefeito de Rio Branco Raimundo Angelim  e o Secretário de Educação do Estado Daniel de Sant’ana receberam um exemplar.

A obra conta a história de uma mosquita má que sai da floresta e vai para a cidade em busca de lugares propícios para botar seus ovos. Quer entrar, mas de repente, aparece a dona da casa. E agora? O que a mosquita vai fazer? Será que ela consegue entrar? Quem é a dona da casa? O livro é uma história interessante, divertida, com música e  rimas, capaz de atingir as consciências das crianças e adultos leitores, acerca da necessidade e responsabilidade no combate ao Aedes Aegypti.


Kelen é formada em História e Mestre em Letras – Linguagem e Identidade, pela Universidade Federal do Acre(Ufac). Foi professora substituta da UfFAC e  professora da UNINORTE. Desde 2004 passou a fazer parte do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Rio Branco, como professora do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente desenvolve atividade como professora arte educadora no Centro de Multimeios, local onde descobriu a arte de contar histórias e o desejo de escrever histórias infantis.
O livro pode ser adquirido nas livrarias Nobel, Betel, Paim e Banca Universitária ao preço de 26 reais.

Sair da versão mobile