Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais 26 mil telas para caixas d’água são entregues ao município para combate à dengue

combate_dengue_20

Ações integradas como fumacê, retirada de entulhos, campanhas de conscientização e visitas domiciliares dos agentes de endemias são reforçadas com mais uma ferramenta de combate ao mosquito da dengue. O município recebeu ontem (14), mais 26 mil capas para reservatórios de solo – as caixas d’água e tonéis – que serão distribuídas a partir da próxima semana. A segunda etapa de entrega das capas, usadas como tampas de reservatórios de água, pretende alcançar domicílios localizados nos bairros com alta carga da doença, com índice maior que 3,9% de infestação predial e onde exista a capacidade de colocar em 100% dos imóveis.

O equipamento foi comprado em parceria entre a Prefeitura de Rio Branco, Governos do Estado e Federal. A entrega das capas, cuja primeira etapa de entrega foi desencadeada a partir de outubro de 2010, é considerada como um dos fatores que reflete na redução do índice de casos da doença e que atinge 22%. Na ocasião, 10 mil capas foram distribuídas a 8 mil domicílios. A gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Izanelda Magalhães, cita o bairro Defesa Civil como o que teve cobertura de 100% com a entrega das capas. Segundo ela, este mecanismo torna as ações mais eficientes porque faz um controle mais eficaz sobre os depósitos de água a nível do solo. A intenção é alcançar 25 mil imóveis na Capital. “Às vezes um imóvel recebe mais de uma capa. Depende da quantidade de reservatórios de água”, explica a gerente.

O secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, lembra que a ação não consiste somente na entrega das capas. Os agentes de endemias e os voluntários da Brigada Jovem instalam o produto orientando as famílias sobre como usá-lo. Para o secretário adjunto de Saúde, Amsterdan Sandres, esta é “uma batalha que deve envolver toda a comunidade”. As irmãs Elen Lourena e Felícia Nascimento, de 12 e 17 anos, respectivamente, são voluntárias da Brigada Jovem do bairro 6 de Agosto. Elas se orgulham do trabalho e dizem que serve tanto para a própria conscientização quanto para a conscientização da população. Atualmente elas saem de casa em casa orientando as pessoas sobre a importância de se prevenir a dengue e distribuem panfletos em órgãos públicos. A cidade de Rio Branco que vive situação de epidemia de dengue já tem 11.790 casos notificados.

Um levantamento será realizado esta semana para obter dados recentes sobre a infestação predial do mosquito e só a partir destas informações serão definidos os bairros para os quais serão destinadas as capas. “É importante que a sociedade não banalize esta enfermidade que é grave e mata”, alerta o secretário adjunto, Amsterdan Sandres.

Sair da versão mobile