Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Morre Jota Loureiro, diretor da Fieac e presidente do Sindmóveis

jota_moveis_40

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 15 de fevereiro, no Hospital do Câncer, o empresário Francisco José da Silva Loureira, o Jota. Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis), ele lutava há mais de um ano contra a doença.  O velório aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Glória e o enterro, no cemitério Jardim da Saudade.


Jota foi um dos maiores expoentes do setor moveleiro do Estado e um exemplo de persistência em busca da realização de sonhos. Ele entrou na profissão após se destacar como o segundo melhor aluno do curso de marcenaria e carpintaria do SENAI-AC aos 13 anos, no ano de 1981. Aos 14, começou na marcenaria em empresas locais, “sempre exercendo cargos de chefia”, segundo ele relatava.


Antes de se tornar empresário, Jota trabalhou como vaqueiro. Decidiu entrar no SENAI a fim de terminar o ginásio (hoje, ensino fundamental) e acabou descobrindo a verdadeira vocação na marcenaria e carpintaria. Em 1990, ele foi convidado pela instituição para ser instrutor de turmas. Depois de um ano, abriu a própria empresa, a Jota’s Móveis. A partir daí, tornou-se uma liderança no setor, chegando à presidência do Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis).


“O Jota foi um exemplo para todos nós. Exemplo de superação, de persistência e de ética profissional. Tinha convicções firmes e nos deixou a lição de que devemos lutar até o fim pelo que acreditamos, pela vida”, afirmou João Francisco Salomão, presidente do Sistema FIEAC.


No ano passado, o ex-governador Binho Marques prestou-lhe uma homenagem na abertura do Salão da Indústria, na Expoacre, por sua garra em ser um dos primeiros setores a participar do evento assiduamente e determinação em fazer com que essa presença crescesse cada vez mais. Já impossibilitado de estar presente na oportunidade, à época cuidando da saúde no Rio de Janeiro, o empresário foi representado por suas irmãs, que assumiram os negócios durante a ausência dele.


Na ocasião, Verônica da Silva, irmã de Jota, agradeceu pelo reconhecimento declarando que ele era a grande força da família. Para o Sistema Fieac, Jota representa a coragem e a bravura dos empresários industriais do Estado. “Ele fazia questão de participar de todos os eventos que envolvessem o setor e sempre buscou aumentar a visibilidade dos moveleiros”, finalizou Salomão. (Ascom Fieac)

Sair da versão mobile