Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Polícia Federal começa a impedir entrada de haitianos por Assis Brasil

haitianos_expulsos_20

Depois de impedidos de entrarem na Bolívia, agora os haitianos encontram resistência do governo brasileiro. O País, que vinha recebendo todos que chegavam pelo Peru, impediu cerca de 40 haitianos de entrarem por Assis Brasil, a 350 quilômetros de Rio Branco, neste final de semana.

Segundo uma fonte do Site O Alto Acre, de Brasiléia, na fronteira com a Bolívia, todos teriam passaportes pela Polícia Federal brasileira e pela Nacional peruana.

O grupo estaria na cidade de Iñapari, cidade peruana na fronteira com Assis Brasil.


Na semana passada, houve a informação de que imigração da Bolívia estaria impedindo a entrada de haitianos no País, inclusive os que já haviam sido cadastrados, vacinados e submetidos a exames sobre possíveis doenças infectocontagiosas, por uma equipe de saúde do Brasil.

As sanções por parte da Bolívia, segundo informações ainda não oficiais, estariam sendo levadas ao conhecimento dos Direitos Humanos Internacional, já que é considerada abusiva, já que  as autoridades bolivianas não acataram ajuda humanitária.

Os que estão em Iñapari esperam pelo visto há oito dias. Segundo foi apurado pela reportagem de O Alto Acre, todos estão de posse de seus passaportes e deram entrada no Peru normalmente.

Mas o setor de imigração da Polícia Federal não aceitou a entrada. Teria sido montada uma espécie de barreira na ponte que liga os dois países, em Assis Brasil.

Com pouco dinheiro e sem condições de voltar ao País de origem, mesmo que não queiram, alguns haitianos começam a se preocupar com a situação, já que consideram o Brasil um país amigo e com oportunidades de trabalho. (O Alto Acre)

Sair da versão mobile