Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura alerta para o sumiço de tampas de poços de visita (bueiros)

A Prefeitura de Rio Branco apura o desaparecimento de tampas  de poços de visita (PV), sistemas que servem para faciliar a  manutenção das redes de drenagem nas ruas da cidade. Conforme explicou o engenheiro José Carlos, da Empresa Municipal de Urbanismo  (Emurb), o PV é implantado a cada 100 metros para facilitar a limpeza e desobstrução do dreno.

Tampas de PV não são fabricadas no Estado do  Acre. Produzido em ferro fundido, cada uma custa R$ 600. Estão sendo removidas por vândalos e acabam sendo derretidas para revenda. O alto valor de mercado do ferro fundido, material dos bueiros e bocas de lobo, tem despertado o interesse de vândalos e criminosos que comercializam clandestinamente as peças roubadas.

Sem tampas nos PVs, a situação nas ruas fica preocupante: provoca entrada de sujeira nas bocas de lobo causando-lhe  entupimento, além de colocar em risco a vida dos motoristas, motoqueiros e pedestres. Exemplo desse problema ocorreu na Rua Marte, no bairro Morada do Sol, onde duas tampas desapareceram e o buraco foi cheio de galhos de árvores e paus.

O roubo de um bem público  é crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão e não cabe pagamento  de fiança. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile