X

Pronto Atendimento da Unimed registra cerca 150 notificações de dengue por dia

O serviço do Pronto Atendimento da Unimed está registrando, diariamente, cerca de 150 notificações de casos suspeitos de dengue. “Passamos de 160 atendimentos diários para 350”, disse o presidente em exercício do sistema cooperativo, médico Júlio Eduardo Pereira. Ele alerta para o aumento e “potencial letal”. No ano passado, oito pessoas morreram em consequência da doença.

Pereira disse que a Unimed disponibilizou todo o efetivo de médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos por causa da demanda recente. Disse também que todos os laboratórios disponíveis estão trabalhando 24 horas por dia. “A dengue se tornou um problema de saúde pública, que ganhou proporções muito preocupantes”, acrescentou.

Com a intensificação das chuvas, a incidência da endemia aumentou significadamente no Estado, de acordo com dados semanais das secretarias municipal e estadual de Saúde. Uma reportagem da Rede Globo, realizada no mês passado, atribuiu à ausência de saneamento básico como um dos principais fatores da epidemia.

Na semana passada, o Acre foi o Estado que registrou os maiores números de notificações de casos de dengue no país. Foram 6.851 de casos suspeitos da doença, segundo o Ministério da Saúde. Os dados são preliminares. Na sequência, vieram Minas Gerais, com 3.058, Goiás, com 2.538, Espírito Santo, com 2.205 e Mato Grosso do Sul, com 1.301.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: