Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre sobe mais 1,65 m em 24h, mas deve se estabilizar a partir dos próximos dias

O Rio Acre voltou a subir rapidamente e em 24h ganhou mais 1,65 m de volume, saindo de 7,50 m na segunda (31) para 9,15 m na manhã de ontem (1º). A medida ainda deixa o rio aquém das suas marcas de anos anteriores. A exemplo, nesta mesma data de 2010, a régua marcava 12,67 m (3,52 m a mais do que a atual). Contudo, com as enchentes que começou a ter desde a sexta da semana passada (quando chegou a registrar menos de 4 m), o Rio Acre passou a se aproximar mais de seus padrões para o começo de fevereiro.
Rio-Acre0202
Conforme o capitão George dos Santos, da Coordenação municipal de Defesa Civil, a previsão é de que o rio venha a ganhar mais água, mas com as cheias já começando a definir um volume estável nos próximos dias. Para comprovar tal tendência, ele destaca os altos e baixos dos rios da bacia do Alto Acre, que teve queda em Brasiléia de mais de 1 m (de 8,32 m para 7,26 m ontem), em contraponto com a alta de quase 0,5 m em Xapuri (de 8,14 para 8,60 m, água que pode vir à Capital). No Riozinho do Rola, que é como o termômetro do Rio Acre, houve um de-créscimo de 7,75 m para 5,92 m.

“Choveu nas nascentes como um todo, portanto, em algumas partes haverão cheias e em outras vazantes. Em Rio Branco, agora é que o rio começou a mostrar o comportamento no seu nível para esta época. Até o final da semana, ele ainda pode subir um pouco, mas a partir daí é provável que ele venha a se estabilizar num nível mais preciso”, completa.

Sair da versão mobile