Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre sobe mais de 3m só neste final de semana

O Rio Acre mais uma vez fez valer a sua instabilidade durante o ‘inverno’ e subiu 3m e 46cm apenas neste final de semana, em Rio Branco. De fato, o nível do rio passou de 4,04m na sexta (28) para 7,50m ontem (31). A cheia foi provocada pelas chuvas que caíram sobre as bacias do Alto Acre (Assis Brasil, Brasiléia e Xapuri) e que desaguaram direto nos rios do Baixo Acre (Riozinho do Rola e Rio Acre/Capital).
Rio-sobe
O nível atual, porém, ainda não assusta a população, já que o ainda está a mais de 6m das cotas de alerta e de transbordamento. Isso porque esta última subida serviu, na verdade, para aproximar a baixa altura que o Rio Acre vinha tendo durante o mês passado. Segundo capitão George Santos, da Coordenação de Defesa Civil Municipal, antes o rio vinha registrando a menor média dos últimos anos para o fim de janeiro, o que prova que a subida atual é benéfica para sustentá-lo durante as secas do ‘verão’.

“O Rio Acre passa por 2 momentos distintos. Um que vai de janeiro a abril, quando ele fica cheio e alimenta todos os lençóis freáticos. E outro  que vai de maio a setembro, quando ele seca. Durante janeiro, o certo é que ele estivesse entre 10 e 12 m. Mas ele só variava entre 3 a 4 m, o que nós chamamos de out line (fora de linha), pois são marcas bem abaixo das normais para esta época. Por isso, esta cheia é importante para que ele ganhe volume e não venha a apartar na estiagem”, explicou.

Para comparar com algumas das marcas passadas (lembrando que a Defesa Civil tem relatórios dos últimos 40 anos), George Santos informou que nesta mesma data o rio estava com 12,48m no ano passado (quando atingiu mais de 15,5m) e com 8,94m em 1997 (quando houve uma das maiores enchentes de sua história). Para garantir que não haja grandes surpresas nos próximos meses, o capitão informou que a Defesa Civil está acompanhando de perto o desenvolvimento do Rio Acre.        

 

Sair da versão mobile