Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Acre sobe um metro em meio em 24 horas

As chuvas que caíram no Acre nos dois últimos dias fizeram subir os níveis dos principais rios do Estado. O relatório diário da Coordenadoria de Defesa Civil indica que caiu sobre a Capital 16 mm de chuvas entre os dias 14 e 15 totalizando 76,7 mm até agora, bem abaixo da média registrada nas últimas três décadas. O Rio Acre subiu 1,5 metro de quarta para quinta-feira passando de 6,70 para 8,20. Segundo a Defesa Civil Municipal a tendência é que o volume de água aumente nas próximas 72 horas. Apesar da elevação no nível do rio, a cota é menor que o do dia 3 de fevereiro, quando chegou a 10 metros e 29 centímetros.
Rio1802
Em Assis Brasil, as águas subiram rapidamente desde o início da semana passando de 3m80cm na segunda-feira para 9m20 na quarta. Ontem pela manhã, o nível voltou a descer atingindo 6,50. Os rios Iaco, que corta o município de Sena Madureira, e Juruá, em Cruzeiro do Sul também apresentaram elevação de dois metros em média desde o início da semana. O major George Santos, assessor da Defesa Civil Municipal informa que há, desde o início de janeiro, um plano de contingência preparado para uma possível enchente do Rio Acre e seus afluentes.

As famílias que residem às margens do rio são orientadas pela Defesa Civil a tomarem alguns cuidados para evitar acidentes e prejuízos. Evitar tomar banho no rio e em igarapés neste período, desligar utensílios domésticos das tomadas em caso de alagamentos e procurar abrigos para animais domésticos antes que a água invada os quintais são algumas recomendações. Em Rio Branco, os primeiros bairros atingidos pela cheia do Rio Acre são Aírton Sena, Adalberto Aragão, Aeroporto Velho e 6 de Agosto.

 

Sair da versão mobile