Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidores da Ufac fazem manifestação interna contra descontos nos salários

protesto_ufac_20

Em estado de alerta de greve, os servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveram ontem (10) uma manifestação interna com o objetivo de unir forças em torno dos descontos efetuados nos salários dos trabalhadores ativos, aposentados e pensionistas a partir de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). A suspensão do pagamento dos valores referentes à incorporação de quintos/décimos, URP e Plano Collor, considerado irregular pelo TCU, foi determinada por despacho cautelar assinado pelo ministro Benjamin Zymler. Os servidores reivindicam ainda a implantação do serviço de saúde na Ufac, questão aprovada no Conselho Universitário há um ano e até agora sem resolução.

Os descontos efetuados nos salários dos servidores fazem parte de um processo de investigação realizado pelo TCU. Na semana passada, a reitora Olinda Batista Assmar, publicou no site da instituição nota em que esclarece a posição da instituição diante das denúncias. No texto, a reitora afirma que “vantagens e direitos líquidos e certos dos servidores docentes e técnicos administrativos da Ufac, que estiverem sob a proteção de decisões judiciais serão preservados, da mesma forma que vantagens e direitos concedidos de forma indevida continuarão sendo corrigidos de conformidade com a legislação pertinente”.

Aldemar Araújo, do Sintest, diz que a categoria está cem por cento unida e que continua na luta pelo bloqueio da retirada dos 26,05% da URP dos salários dos servidores administrativos da instituição, já a partir de fevereiro. Os funcionários querem apoio e defesa da administração superior da Ufac contra os descontos e a discussão sobre temas pendentes como a implantação do serviço de saúde da universidade. “Temos que ser avaliados periodicamente, de seis em seis meses, de ano em ano. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário, considerada soberana, portanto, mas até agora nada foi feito”, diz Araújo.

Marcha em Brasília – Em estado de alerta de greve, os servidores da Ufac serão representados em Brasília no dia 16, quando uma manifestação reunirá representantes das 59 universidades federais do país para sensibilizar o Governo Federal a abrir as negociações salariais de 2011. O Acre enviará uma delegação composta de 12 pessoas.

 

Sair da versão mobile