As negociações dos servidores municipais com a Prefeitura de Rio Branco continuam nesta terça-feira, 22, às 11 horas, quando o comando sindical se reúne para discutir a pauta que rege o reajuste de 5 mil trabalhadores.
Os pontos mais difíceis nas negociações estão sendo o índice de reajuste e a forma de aplicação deste.
O comando de negociação oferece 7,2% para todos os níveis sendo que para os professores seriam em duas etapas, uma agora, retroativa a janeiro e a outra em setembro. Os professores, apesar de não concordarem com fracionamento não pararam as atividade e as aulas da rede pública municipal de ensino estão mantidas.
Parte dos servidores da Saúde, do Saerb, vigias, entre outras categorias nível 1 aderiram ao movimento. Uma nova assembléia com os trabalhadores está marcada pra amanhã, às 8 horas em frente à prefeitura do Centro.
Outra proposta feita aos servidores sugere dividir 9,6 milhões em abono para os mais de 5 mil servidores do município.
“O ruim desse abono é que não vai ser incorporado ao salário. Se não fosse na forma de abono, a gente aceitaria a proposta e a greve acabaria”, disse a presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac), Alcilene Gurgel. Os abonos e gratificações também não são válidos para cálculos de aposentadorias.