Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sistema FIEAC mobiliza empresas e colaboradores contra dengue

sistema_fieac_20

SESI inicia também campanha contra a febre amarela silvestre, transmitida pelo mesmo Aedes Aegypti

O Sistema FIEAC é um dos grandes parceiros do governo do Estado na luta contra a dengue. Com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-AC), foram disponibilizadas 20 caçambas e caminhões, além de seis equipamentos – como retro e pá escavadeira – juntamente com uma equipe de colaboradores aptos para manusear cada veículo para a retirada de entulhos nos bairros da cidade.


Desde 2009, a FIEAC participa de campanhas preventivas e combativas, por meio do SESI, fazendo visitas às indústrias promovendo orientações aos trabalhadores industriários. Para o presidente João Francisco Salomão, é dever da instituição fazer parte deste tipo de mobilização, uma vez que o Acre é um dos estados de maior incidência de dengue.


“Estamos conscientes de nossos deveres como cidadãos. É preciso que comecemos dentro de nossas próprias casas e empreendimentos, orientando e educando os trabalhadores para que eles se tornem agentes multiplicadores de informações importantes sobre como prevenir a doença – e isso é possível com medidas simples”, declarou o empresário.


Em 2011, a campanha contra a dengue e febre amarela silvestre, promovida pela Prefeitura de Rio Branco em parceria com o SESI, começou já no início do ano, devido aos índices alarmantes da doença no Estado. O mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, é o mesmo transmissor da febre amarela. Portanto, estima-se que 52 mil pessoas deverão ser imunizadas em Rio Branco contra a febre amarela até o dia 20 de abril.


O SESI montou um estande na recepção de sua sede, que fica na Rua Isaura Parente. Todas as pessoas com idade a partir de nove meses e que não tomam a vacina há pelo menos 10 devem procurar a unidade com a carteira de vacina em mãos para serem imunizados, alerta o técnico de saúde, Carlos Castro Filho. As doses de vacina também estão disponíveis em outros postos, conforme distribuição feita pela Prefeitura.


“O maior temor nesse momento está ligado aos casos de dengue, que são muitos em Rio Branco. O mesmo mosquito que transmite a dengue, é o transmissor da febre amarela. Nesse caso, precisamos imunizar a população para evitar a reintrodução da doença na zona urbana”, destacou o profissional.


O policial civil Manoel Pereira Lima, aproveitou para tomar a vacina juntamente com o filho. “Se temos a chance de nos prevenirmos, então é o que vamos fazer. Para mim é um alívio saber que meu filho e eu estamos imunizados contra a febre amarela”, destacou.


A partir da próxima semana, uma equipe do SESISAÚDE, composta por técnicos de saúde e agentes de endemias, visitarão as indústrias acreanas com a Campanha “Todos contra a Dengue”, que consistirá na conscientização dos trabalhadores da indústria e também na vistoria do local. “É uma medida preventiva, que visa inibir o aumento de casos com pessoas com dengue na nossa cidade”, acrescenta o técnico. (Assessoria)

Sair da versão mobile