Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

TV Globo não apresenta proposta à família de Wilson Pinheiro

Em audiência de conciliação realizada ontem, a Rede Globo não ofereceu nenhuma proposta à família de Wilson Pinheiro. O representante da emissora, advogado Florindo Poersch, não quis falar sobre o encontro. O juiz titular da 4ª Vara Civil da Comarca de Rio Branco, Marcelo Carvalho, vai arbitrar uma nova data para reiniciar um acordo.
Caso-wilson
A Rede Globo usou as imagens e a memória do sindicalista na minissérie, Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, sem o consentimento dos familiares. Wilson Pinheiro foi morto em 21 de julho de 1980 com um tiro na nuca, a mando de latifundiários. Ele estava reunido numa sala, com outros dirigentes do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Brasiléia. Além de presidente do sindicato, também presidia a comissão municipal do PT.

Parentes não quiseram divulgar o valor inicial pedido. “O que está em jogo não é a quantia, mas a reparação dos danos causados pela veiculação de uma história mentirosa”, assim resumiu a filha e representante da família na audiência, Hiamar Pinheiro.

Ela afirma que pessoas ligadas ao Governo do Estado permitiram o uso de imagens. A ‘politicagem’, segundo ela, norteou a novelista Glória Perez. “A ilustre acreana será que gostaria de ver a memória de sua filha manchada e vilipendiada”, questiona, referindo-se ao assassinato da atriz Daniela Perez, ocorrido na década de 90.

Para se falar da história do sindicalismo rural acreano, de acordo com a Hiamar Pinheiro, precisa-se primeiro contar a história de seu pai. Dessa forma, segunda ela, é que se chegaria à cidade de Xapuri e a Chico Mendes. “Os trabalhadores rurais de Xapuri eram ligados ao sindicato de Brasiléia. A história foi criminosamente invertida”, desabava, dizendo que mataram o seu pai pela segunda vez.

Rede de Blogs do Acre está no ar
O Sistema Público de Comunicação acaba de inovar e criar uma nova página de inclusão digital. É a Rede de Blogs do Acre, um espaço que pretende reunir todos os blogs do Estado em um só lugar. É uma página para que o blogueiro acreano possa divulgar o seu trabalho, seu universo virtual, e interagir com outros blogueiros e outras redes sociais como Facebook e Twitter, que também estão presentes no Blogs do Acre.

Além da página de destaques, todos os blogs enviados para a Agência de Notícias do Acre durante o período de cadastros foram divididos nas categorias de Cultura, Política, Cotidiano, Meio Ambiente, Grupos e Instituições, Notí-cias, Esportes, Tecnologia e Saúde. Os leitores também podem deixar comentários na própria página do Blogs do Acre, respeitando os termos “curtir” ou “não curtir” a página e dar estrelas de 1 a 5 como avaliação.

Outro ponto interessante é o destaque da semana, que vai colar um blog na página principal do Blogs do Acre. Se você ainda não se cadastrou, pode fazer isso na própria página. Basta preencher um cadastro nesse endereço http://agencia.ac.gov.br/blogs/index.php/cadastro-de-blog informando o endereço do blog, nome, município, categoria e uma breve descrição. Conheça, participe e divulgue a Rede de Blogs do Acre http://agencia.ac. gov.br/blogs/. (Agência Acre)

Sair da versão mobile