Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Via Verde Park Shopping será inaugurado em agosto deste ano

Usando moderna tecnologia no mais aguardado empreendimento comercial do Acre, a empresa LGR promete inaugurar o Via Verde Park Shopping em agosto deste ano. A data foi confirmada ontem em entrevista coletiva realizada no canteiro de obras pelo diretor da empresa, Dorival Regini, que anunciou ainda a geração de 1,3 mil empregos diretos e 3,2 mil indiretos com o início das atividades do shopping, o primeiro do Estado.
Via-verde1902
Os 38 mil metros quadrados de área serão levantados na metade do tempo previsto para este tipo de edificação e com número reduzido de trabalhadores. Ao todo, 20 empresas participam de todas as etapas da construção que irá oferecer à população 5 lojas âncoras, 7 megalojas, 133 lojas satélites, 1 hipermercado, 2 restaurantes, 5 salas de cinema (uma delas para exibição em 3D), 12 lojas de alimentação e 1.169 vagas em estacionamento.

Em três meses, o shopping será finalizado e um ponto de vendas será instalado no local para que lojistas possam conhecer o espaço comercial e toda a estrutura do prédio. Uma equipe da empresa Flow do Rio de Janeiro será a responsável pela comercialização das lojas. Até agora estão confirmadas as marcas Lojas Americanas, Renner, Riachuelo, Subway, Spoleto, Centauro, Bemol, Chili Beans, City Shoes entre outras empresas locais de grande porte.

 Com previsão de abertura de 1.300 novas vagas de trabalho, os empreendedores anunciam para breve uma grande ação para treinamento e capacitação de profissionais que formarão um banco de pessoas que estará disponíveis para que lojistas possam efetuar as contratações. O diretor da LGR, Dorival Regini, afirma que um convênio com o Sine será firmado com este fim. O empreendimento é assinado pela LGR, Prosperitas e Bicar tem execução realizada com recursos próprios e parceria do Banco da Amazônia.

“Verdadeiro lego” – Inicia-do em abril de 2010, o Via Verde Shopping será construído em tempo recorde usando como base estruturas metálicas em sistema de pré-moldagem serão utilizados 1 milhão de quilos de aço na obra, cobertura com telhas do tipo roll on e drenagem especial para o solo argiloso, característico do Acre, para evitar inundação do terreno – localizado em região de baixada e próximo a aqüífero – e infiltrações em piso e paredes.

As vigas da cobertura são montadas em quatro minutos e o piso de toda a construção tem variação de no máximo 1 centímetro em toda a edificação. “É muito mais rápido, utiliza menos mão-de-obra e não gera resíduos, além de oferecer toda a segurança possível. É um verdadeiro lego. São 242 funcionários trabalhando. Se fosse com a estrutura convencional seria o dobro”, diz o engenheiro responsável pela obra, Frederico Bonati de Oliveira que explica que o maior custo da obra é o frete para o transporte das estruturas metálicas. Os insumos são adquiridos no Estado. “Só trazemos de fora o que não encontramos aqui. Isto aquece a economia local”.  

Sair da versão mobile