Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Adolescentes da Pousada Aquiry promovem motim em alojamentos

Adolescentes da Pousada Aquiry, uma das quatro unidades socioeduactivas que abriga menores infratores, promoveram um início de motim em quatro alojamentos de uma ala, na manhã de ontem, 7.

No início do movimento, os internos começaram a bater nas grades. Depois, resolveram quebrar beliches e outros mobiliários dos recintos. Dos quatro alojamentos depredados, dois deles ficaram completamente destruídos. Mas não foi preciso a intervenção policial.

A revolta dos menores teria começado ainda no sábado, 2, no pavilhão 1, quando alguns deles bateram nas grades.

O protesto foi contra as inspeções de alguns socioeducadores nos alojamentos. Nas inspeções de rotinas, alguns adolescentes são obrigados a ser algemados, daí a insatisfação.

Uma representante do Instituto Socioeducativo esteve na unidade para conversar com os internos e os ânimos se acalmaram.  
A unidade Aquiry tem cerca de 60 jovens com algum conflito com a lei.

O presidente do Sindicato dos Agentes Socioeducativos, Betho Calixto, afirmou que motins como estes só ocorrem “por causa da ausência de um planejamento por parte do Instituto”.

“A começar pela falta de agentes o suficiente por plantão. Enquanto o ideal seriam 20, temos apenas 12 agentes por cada turno”, afirma Calixto. (com Agazeta.net)

 

Sair da versão mobile