Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ex-governador de Pando é levado para presídio de segurança máxima

pando_protesto_20
Populaçâo fez protesto contra a prisão de Leopoldo Fernandez/Foto:O Alto Acre

Por motivos desconhecidos, familiares, amigos e simpatizantes foram tomados pelo anúncio da transferência do ex-governador de Pando Leopoldo Fernandez para uma penitenciária de segurança máxima de Chonchocoro, localizada nas montanhas ao redor de La Paz.

Leopoldo Fernandez foi deposto em 2008, depois de ser preso pelo governo da Bolívia pela acusação de ser responsável pela morte de vários camponeses pró-Evo no vilarejo de Porvenir, distante 32 km de Cobija, onde pretendiam invadir e tirar à força da cidade o ex-governador.

Mesmo sem provas, Leopoldo foi deposto e preso até então na penitenciária de São Pedro, em La Paz. Várias autoridades e políticos ficaram chocados com a ação do governo em levar o ex-governador o ao presídio sem que fosse julgado e condenado.

O motivo da transparência pode ter sido em represália às denuncias feitas pelo senador opositor Roger Pinto, de que aviões venezuelanos decolam e aterrissam sem controle, transportando armas e gases lacrimogêneos no aeroporto de Cobija, na fronteira com o Acre.

Além de outras denúncias sobre desvio de milhões de bolivianos por parte de uma advogada do governo. Tais fatos foram todos comprovados através de provas e levadas à imprensa, causando revolta a alguns ministros.

Em solidariedade ao ex-governador e a familiares dele, muitos bolivianos realizaram greve de fome em praças e vigílias com orações e velas. Tal fato foi notícia em quase toda a imprensa do país e do mundo. (O Alto Acre)

Sair da versão mobile