Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Polícia prende a ‘quadrilha do maçarico’

A operação ‘maçarico’, da Polícia Civil, foi desencadeada na madrugada de ontem, 4, e resultou na prisão de seis homens: quatro catarinenses e dois acreanos que agiam no Brasil, Peru e Bolívia. Eles são responsáveis por dezenas de furtos aos terminais bancários de pelo menos nove estados do Brasil
Segundo informações da polícia, a quadrilha era investigada há meses. Na madrugada de ontem (4), os policiais civis invadiu a casa que abrigava o bando, localizada na Rua Tefé, bairro Nova Estação.
Quadrilha-macarico
Na operação foram presos: Enio Anderson dos Santos, 32 anos, Luiz Fernando Lopes, 35 anos, Helmut Erdmann Netto, 30 anos, Valter Carlos Mendes, 28 anos, Moacir Pereira Santos, 46 anos.

O quinto integrante da quadrilha, identificado como Moacir Pereira Santos Júnior, 26 anos, foi preso no Conjunto Tucumã, onde a polícia encontrou o motor e peças de veículos.

Com a quadrilha, a Polícia Civil apreendeu um cilindro de oxigênio com um bico de maçarico, usado para arrombar caixas eletrônicos, torno elétrico, bujão de gás, colas especiais, bomba elétrica de resfriamento, pé-de-cabra, balança de precisão e dezenas de objetos usados em rupturas de materiais de fibra e aço (caixas eletrônicos).

A polícia descobriu que Helmut Erdmann possui dois mandados de prisão em aberto, expedidos pela Justiça dos dois estados.

A operação foi comandada pelos delegados Roberth Alencar e Adriano Carrasco, da Divisão de Investigação Criminal (DIC).

O bando praticava o crime na região de Santa Catarina e com o dinheiro compravam carros e caminhões. Estes eram transportados para outros estados, onde eram vendidos.

A operação ‘maçarico’ é em alusão ao equipamento usado pelos criminosos para arrombar os caixas bancários.

O bando foi encaminhado à delegacia de Polícia da Capital e Interior (Dpci). Após ser indiciado, o grupo foi transferido para o presídio estadual em Rio Branco.

Sair da versão mobile