Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Flaviano solicita informações do Ministério da Saúde sobre combate à dengue

flaviano_dengue_30

Frente à maior ameaça de epidemia de dengue que o Acre já enfrentou em toda sua história, o deputado Flaviano Melo (PMDB) solicitou ,ontem em Brasília, informações ao Ministério da Saúde acerca das ações do Governo Federal para enfrentar uma doença que vem assustando toda a população, seja na cidade ou no interior. No documento, o deputado acreano quer saber quais as ações propostas e efetivamente implementadas pelo Ministério na prevenção e combate á dengue, cujas proporções no Estado praticamente lideram o ranking nacional. ”Sem esquecer que a dengue deixou de ser um problema local e agora adquire uma dimensão francamente  nacional”, disse o deputado.


Justificando a solicitação, Flaviano lembrou que o Acre, e particularmente sua capital-Rio Branco- registrou a maior incidência nacional em termos proporcionais do Aedes Aegypti, sobretudo na periferia da cidade. Com efeito, a cidade chegou a um número extremamente preocupante da dengue letal – a chamada hemorrágica. Sem esquecer que a cidade carrega um potencial ainda maior de disseminação da doença levando-se em conta suas condições climáticas e sanitárias, considerando as péssimas condições de saneamento e infra-estrutura. Tudo isto, potencializa a infestação do mosquito, multiplicando o número de atingidos em todas as áreas e camadas sociais, sobretudo em locais onde ainda não foram realizadas as ações de combate e prevenção.


Para Flaviano, a preocupação se justifica uma vez mais já que, apesar de todas as iniciativas tomadas, as ações e m muitos lugares não surtiram o efeito desejado face o aumento incessante do número de pessoas acometidas pela doença, o que exige um esforço conjunto, ”independente da esfera administrativa ou órgão governamental”. E lembrou que a dengue, em que pese todas as iniciativas contrárias, encontrou em território acreano condições climáticas adequadas para uma proliferação gradual e progressiva, que sinaliza um recrudescimento que pode atingir dimensões francamente dramáticas em todas suas formas. ”A dengue hoje é uma preocupação de todos os acreanos”, garantiu.

O parlamentar aproveitou para colocar seu gabinete em Brasília à disposição de todas as autoridades sanitárias, organizações não-governamentais e demais instituições de natureza civil empenhadas na busca de soluções para um problema que hoje aflige praticamente todo o território nacional. ”Há muito a dengue deixou de ser um problema local para se tornar uma verdadeira bandeira nacional. E o Acre vai participar de todo este esforço para que a doença volte ao controle epidemiológico anterior de segurança e bem-estar da população”.

Sair da versão mobile