Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jorge Viana tem desempenho marcante no Senado Federal

A sessão que marcou o primeiro grande pronunciamento do senador Jorge Viana (PT) no Senado Federal foi de intensa atividade. Primeiro, foi convidado para presidir a sessão, fez aparte no discurso na senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e propôs a criação de uma comissão especial no Senado Federal para estudar  soluções para o problema catástrofes naturais. O senador citou os desmoronamentos no Rio de Janeiro no mês passado como exemplo de uma situação que necessita de atenção diferenciada.
Jorge1602
Jorge Viana chega ao final das duas primeiras semanas de mandato como titular de três importantes comissões no Senado Federal: a de Constituição e Justiça, de Infraestrutura e Meio Ambiente. Faz parte ainda da Comissão Especial de Reforma Política, ao lado do ex-presidente Itamar Franco e do senador Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais. O senador acreano também foi indicado para ser um dos vice-líderes do governo pelo líder Romero Jucá (PMDB-RR).

No pronunciamento de ontem, Jorge Viana agradeceu ao povo acreano por ter acreditado no projeto construído pelo PT e pelos partidos da Frente Popular que, “com luta dura, ousou fazer uma transformação no Estado do Acre”. Falou da responsabilidade de ocupar o mesmo lugar que já foi de Marina Silva e de Tião Viana, agora governador do Acre, e destacou o trabalho realizado pelo ex-governador Binho Marques.

Prefeito de Rio Branco durante quatro anos e governador do Acre por dois mandatos, Jorge Viana também explicou sua trajetória: “assumi o caminho da política porque tive consciência de que a vida em sociedade não pode admitir tantos desacertos e tantas desigualdades”. Lembrou as lições de Chico Mendes e  o aprendizado com o Arcebispo Dom Moacyr Grechi, líderes que, para ele, definiram o bem comum como princípio de vida. “Devo muito do estímulo para enfrentar os grandes desafios na minha vida a essas pessoas, a companheiros de partido e também ao povo simples do Acre”, disse.

Jorge Viana fez homenagem especial ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva: “Lula está na base do projeto político do Acre”, declarou. Falou também do seu legado como presidente da República: “com o governo de Lula, o Centro-Oeste, Norte e Nordeste passaram, efetivamente, a partilhar os destinos da Nação e a serem sócios do desenvolvimento nacional”. O senador acreano elogiou o desempenho da presidente Dilma Rousseff neste início de mandato e afirmou que ela é uma das responsáveis pelo sucesso do governo de Lula.

O pronunciamento inicial de Jorge Viana durou meia hora. Durante o discurso, recebeu saudações de vários senadores que, além de elogiar sua trajetória, destacaram a importância do projeto político em curso no Acre. (Assessoria)

Sair da versão mobile