Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Associação dos Municípios do Acre ganha nova sede

O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Raimundo Angelim, e outros colegas, inauguraram ontem a sede própria da entidade.  Localizada nas proximidades do Crea/AC, na Rua Isaura Parente, o local tem amplo espaço. O valor da construção, cerca de R$ 1 milhão, veio de emendas parlamentares e recursos próprios.
sede_amac_20
“Antes existam duas associações, a APA e Frente dos Prefeitos. Quanto eu assumi, em 2005, firmei o compromisso de extinguir e formar uma só entidade. Essa nova estrutura vai nos possibilitar melhores condições de trabalho, até porque todos os projetos são feitos e encaminhados por aqui”, disse Raimundo Angelim.
Para prefeito de Capixaba, Joás Santos (PT), a inauguração é a “expressão máxima” do prestígio dos prefeitos do Acre. Em sua opinião, a união dos e a articulação política do presidente da Amac, com o apoio de inúmeros parceiros, criou as condições para formar “uma nova cultura de relacionamento” entre os representantes de instituições. Ele destacou ainda a disponibilidade de quadros técnicos cedidos pela Amac. “Sabemos da realidade das prefeituras, principalmente as chamadas pequenas”, frisou Joás.   
As existências dos órgãos de controle (TCU e TCE) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) são, na avaliação do prefeito de Plácido de Castro, Paulinho Almeida (PT), os principais “gargalos” para os prefeitos e suas equipes. “Além da articulação política e planejamento, a Amac cumpre a missão de ceder quadros técnicos. Isso tem evitado problemas, aumentando a transparência e o controle social”, observou Almeida. “Sem a Associação seria muito difícil para os municípios pequenos e isolados”, complementou o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB).  

Sair da versão mobile