Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PT comemora 31 anos com homenagem a Nílson Mourão

As maiores lideranças políticas da FPA participaram, ontem, na Aleac das comemorações dos 31 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. A sessão solene teve como maior homenageado o ex-deputado Nílson Mourão, atualmente suplente do senador Jorge Viana (PT-AC). O parlamentar foi duas vezes deputado estadual e deputado federal por três mandatos num total de 20 anos de militância legislativa pelo PT.
PT31ANOS
Nílson Mourão voltou a ser professor do Departamento de Filosofia da Ufac. Apesar de não estar mais na linha de frente de atuação política, o ex-deputado, ainda sonha com um mandato como parlamentar do Mercosul, caso haja eleição direta para o cargo. “Tive a oportunidade de participar de muitas reuniões do Parlamento do Mercosul e isso é algo que me atraí para continuar dando a minha contribuição ao país”, alegou.

Quanto à homenagem, Mourão avaliou: “fico honrado com o reconhecimento dos meus companheiros da minha pequena contribuição para que o PT fosse forte e coerente. Temos a causa de construir um Brasil mais justo e mais solidário. Em função desses 20 anos de mandatos coloquei uma parte importante da minha vida para a construção desse partido que muito já fez e muito ainda irá fazer. Errou e acertou, é assim a vida de todos os partidos”, afirmou.

O senador Jorge Viana também reconheceu a importância de Nílson Mourão para o PT acreano. “Nós somo seres humanos que vivemos das relações que estabelecemos. Reconhecer pessoas que deram contribuições no passado é muito importante. Lembrar os 31 anos do PT é recordar o sacrifício de um partido que veio dos movimentos sociais. No Acre o PT nasceu por causa do trabalho social da Igreja Católica e o Nílson Mourão estava lá como cristão e militante político que lutou pela construção de um mundo melhor. Nílson Mourão não é passado, mas presente e futuro porque é uma pessoa que sonha em transformar a sociedade. Foram por essas qualidades que foi convidado a ser o meu suplente”, salientou. 

Muito próximo ao ex-deputado, o senador Aníbal Diniz, acha que toda a bancada federal do Acre deverá se empenhar para que Mourão possa ter um assento no Mercosul. “Ele foi um dos responsáveis pela formação do nosso partido. Me orgulho de fazer parte de uma geração que tem o Nílson Mourão como referência. Ele tem todas as qualidades de representar o Brasil no Parlasul. Vou me somar ao companheiro Jorge Viana e propor que ele possa compor o Parlamento do Mercosul”, argumentou.

O secretário da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), da nova geração do partido, foi quem dirigiu a sessão solene.  “O Nílson representa a história do PT no Acre. Por isso é motivo de orgulho poder ter conduzido esses trabalhos. A gente cresceu vendo a sua luta de militância e o trabalho dele, inclusive, no Congresso Nacional”, avaliou. O presidente do PT acreano, Léo Brito também elogiou Mourão. “Ele cumpriu com seu papel de militante mobilizando o movimento social e influenciando toda uma geração de políticos acreanos. A marca de Nílson Mourão é a sua atuação por princípios éticos, solidários que influenciou muito as novas gerações. Ele será sempre um grande símbolo do PT do Acre”, ressaltou

Presidente de honra
O governador Tião Viana não escondeu a sua emoção ao falar do companheiro. Ficou decidido publicamente que tão logo Nílson Mourão tenha sua saúde restabelecida irá assumir a presidência de honra do PT. “Este momento resume a história do PT e do Nílson Mourão. Acompanho a história do PT desde 1982, nos seus momentos difíceis na clandestinidade. O PT no Acre nasceu para lutar contra as injustiças. Digo ao Nílson Mourão que nada mais justo que demonstrarmos o nosso reconhecimento pela sua importante contribuição ao Estado e ao Partido dos Trabalhadores. Tenho muito orgulho de tudo que construímos em busca do crescimento do nosso país”, afirmou o governador.

Sair da versão mobile