Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Sarney rejeita afirmação de que o Legislativo não trabalha antes do carnaval


O presidente do Senado, José Sarney, rejeitou, na manhã desta terça-feira (8), análises jornalísticas segundo as quais o Legislativo só trabalha depois do carnaval. Ele lembrou que ainda hoje a Casa instala a comissão que vai incumbir-se da reforma política e sublinhou que o Legislativo “trabalha a pleno vapor”.


Ao voltar de encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, Sarney falou com a imprensa a respeito do assunto.


– Falam que o Congresso não funciona antes do carnaval. O senhor acha essa afirmação correta? – indagaram-lhe.


– Não, nós estamos aqui a pleno vapor, constituindo as comissões temáticas. Hoje mesmo, vou constituir a comissão da reforma política, de maneira que o Congresso está trabalhando dentro do principio da instalação da legislatura. As comissões ainda não estão constituídas, mas estamos lutando para constituí-las. Sempre foi assim na primeira e na segunda semana da sessão legislativa. E estamos indo apressadamente nessa direção.


No momento em que Sarney falava, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), reunia os partidos integrantes da base do governo para discutir, entre outros assuntos, a composição das onze comissões permanentes da Casa. Sarney apontou a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) como a mais relevante delas.
– Hoje estamos constituindo as comissões. A mais importante delas é a CCJ porque tem uma tarefa pela frente que é ouvir o ministro Luiz Fux [indicado para integrar o STF]. Eu espero que, se ela estiver constituída amanhã, já amanhã ela possa ouvi-lo, para que a gente possa ter a nomeação do ministro, porque o tribunal está necessitando dessa nomeação para resolver algumas questões sérias – completou Sarney. (Agência Senado)

Sair da versão mobile