Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Servidores fazem despedida para consagrar os 6 anos de Eduardo Farias na prefeitura

Pronto para deixar o cargo de vice-prefeito e alçar uma nova jornada como parlamentar na Aleac, Eduardo Farias ganhou na manhã de ontem, 31, no Horto Florestal, uma calorosa cerimônia de despedida dos servidores municipais. Como reflexo do trabalho ético, prestativo e, sobretudo, humanitário que fez na prefeitura, o médico recebeu todas as homenagens possíveis de seus maiores admiradores e mais leais amigos. Afinal, foram 6 anos de intensa dedicação como secretário municipal de Saúde, vice-prefeito e até prefeito (função que ele acabara de exercer com muita destreza nos últimos 17 dias).
Eduardo-e-Angelim
No ato, o ‘célebre vice-prefeito’ agradeceu o carinho de todos que o ajudaram a construir uma prefeitura mais atuante nos dramas sociais da cidade e apresentou a sua carta de renúncia (destinada à Câmara Municipal, prefeitura e ao TRE). Não se contendo frente ao novo desafio que o aguarda, ele adiantou alguns detalhes de como será a sua atuação como deputado estadual centrado, garante ele, numa visão municipalista para o Acre.

Relatando a missão de seguir por novos caminhos para cumprir o compromisso de ajudar o povo, a carta de renúncia foi assinada por Eduardo Farias às 10h, sob calorosos aplausos. Aplausos de companheiros que sabiam que aquele era o instante que marcaria a tristeza pelo fim de uma jornada vitoriosa e, ao mesmo tempo, a alegria pelo início de uma nova caminhada que se abre na vida do querido ‘Dudu’.

Um dos primeiros a expressar este misto de sentimentos foi o prefeito Raimundo Angelim. Para ele, o ingresso de Eduardo na Aleac (que será feito a partir da solenidade de posse, hoje) será um ganho inigualável à política estadual. Para resumir o parceiro que sempre esteve ao seu lado, Angelim não poupou as palavras ‘dedicação’ e ‘competência’. Assim, o prefeito relembrou alguns momentos marcantes de Eduardo Farias para construir esta gestão municipal de 6 anos (que ele resume como ‘técnica’, e pouco ‘falacionista’) e aproveitou para cobrá-lo para continuarem ‘juntos’ pelos próximos 2 anos.

“Ao meu ver, esta daqui é uma renúncia formal, porque o Eduardo nunca vai se afastar de verdade de nós. Em 2004, lembro que ele assumiu a secretaria e veio me dizer que as unidades de saúde estavam em situação precária. Daí, priorizamos a capacitação de profissionais, depois iniciamos a reestruturação dos locais. Hoje, estamos finalizando a ampliação de todos os módulos. São coisas assim, técnicas e com resultados à população, que o Eduardo participou e que fazem a diferença. O crédito disso é dele. Por isso, ele nunca pode nos abandonar”, declarou Angelim.

Apesar da valorização feita, o prefeito se disse tranqüilo quanto ao sucessor do cargo de vice, o presidente da Câmara Municipal vereador Juracy Nogueira. Aliás, aproveitando tal menção, Juracy foi outro que não escondeu o respeito pelo nome que terá de substituir. Segundo ele, Eduardo sempre foi uma pessoa humilde, ética e atenciosa, que nunca deixou o seu lado político se sobrepor ao seu lado humano e que também jamais deixou de atender um vereador ou mesmo um cidadão de Rio Branco.

Outro companheiro político, Edvaldo Magalhães, também ressaltou o orgulho do amigo. “Lembro quando o Eduardo voltou de uma viagem a Manaus e disse: agora quero mergulhar na minha profissão. Então, nós o mandamos à frente do Pronto-Socorro. Quando ele deu um jeito por lá, surgiram mais problemas na Funasa, e de novo foi a ele que recorremos. Depois, ele assumiu o dever na prefeitura. Portanto, o Eduardo nunca fez exatamente o que queria, mas jamais recusou um desafio. E sempre se pôs a frente de tudo com dedicação. E isso é motivo de muito orgulho para nós do PCdoB”.
A atuação ética e responsável de Eduardo Farias também foi enfatizada pelos servidores municipais, que escreveram uma carta para homenageá-lo, e pelo governador Tião Viana, que lhe desejou muito sucesso na sua nova empreitada na Aleac, também através de uma carta.

O discurso de despedida – Para finalizar a solenidade, o homenageado do dia arrancou muitos aplausos dos presentes com suas palavras! Eduardo não fez balanços estatísticos dos seus 6 anos na prefeitura. Ele apenas agradeceu a todos pelo apoio na construção da gestão inclusiva e solidária. A seguir, contou que sai de cabeça erguida do cargo e garantiu que levará o mesmo empenho com o povo para a Aleac.

“Cada rosto aqui presente tem uma grande importância para mim. Vocês são pessoas que andaram sempre ao meu lado e ajudaram a fazer algo grande. E juntos, porque o que nos uniu sempre foi querer o bem-estar das pessoas. Portanto, saio deste cargo com sensação de dever cumprido. Sei que fizemos sempre o que achamos ser o melhor para o povo. E isso é o que me deixa mais satisfeito e ansioso pra seguir este novo desafio. Sei que isto é uma despedida, mas não quero dizer adeus. Quero dizer até logo. Posso estar deixando o cargo, mas jamais deixarei o povo desta cidade. Jamais deixarei vocês”, finalizou ele.      

Sair da versão mobile