Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereador vai apresentar projeto para autorizar serviços de vans

O vereador Sargento Vieira (PHS) vai apresentar, na próxima semana, um anteprojeto para a instalação de serviços de vans no sistema de transporte coletivo de Rio Branco. A intenção do parlamentar é pôr fim a uma provável “cartelizarão” de empresas de ônibus, oferecendo alternativas à população. Os veículos deverão ter capacidade mínima de 12 e máxima de 16 lugares, in-cluindo o motorista.

“Quem acompanhou todo o processo, que resultou no aumento da tarifa, viu o quanto foi desgastante para os empresários, prefeitura, membros do conselho tarifário, vereadores e principalmente para os usuários. Eles, infelizmente, vão ter que se submeter a esse aumento exageradamente fora da realidade”, disse o vereador.

Ele quer também envolver representantes do movimento comunitário para dar “legitimidade” à proposta. “Qualquer assunto de interesses coletivo precisa dos atores envolvidos”, salientou Vieira, propondo audiências públicas como forma de participação popular.

Em sua proposta inicial, ele define que a permissão para operar o serviço só será dada a pessoas com carteira de habilitação categoria D, após processo licitatório. “A idéia é garantir o caráter complementar, uma vez que as deficiên-cias no sistema de transporte coletivo da Capital são de domínio público”, disse o parlamentar. Uma parte da frota terá que ser adaptada para atender aos deficientes físicos.

PASSAGEM A R$ 1 –  Na última quarta-feira, a mesa diretora da Câmara Municipal promulgou uma lei de autoria do vereador Alonso Andrade (PSDB), que garante a passagem de ônibus a R$ 1, nos finais de semana. Apresentada ainda no ano passado, a Lei 1.828 deverá ser sancionada ou vetada pelo prefeito Raimundo Angelim num prazo de 15 dias.  

Sair da versão mobile