Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

A VOLTA DO DINOSSAURO DO ROCK!

Pia Vila retorna aos palcos acreanos para lançar seu DVD Aldeia Sideral, dia 19, na Usina de Artes, com show de abertura dos Los Porongas

Ele tem um quê de Raul Seixas, um bocado de Zé Ramalho, uma pitada da loucura e da genialidade de Tom Zé e uma boa dose da irreverência performática do roqueiro americano Iggy Pop. Mas todo o talento desses ícones da música nacional e interna-cional ainda é pouco para definir a unicidade polivalente do trabalho do dinossauro do rock acreano Pia Vila.
***
Contando as divertidas passagens de sua longa trajetória musical, como a viagem à Manaus pela Rodovia Transamazônica a bordo de um fusquinha com os parceiros Felipe Jardim e Beto Brasiliense, as vaias em festivais e um mergulho mal planejado no Festival do Amapá que quase lhe custou a vida, o músico acreano Pia Vila botou a boca no trombone, com a costumeira irreverência, na Coletiva de Imprensa ocorrida ontem, 16, pela manhã, na Filmoteca da Biblioteca Pública, juntamente com os músicos de sua banda “Os filhos do Dito” e o vocalista da banda Los Porongas, Diogo Soares (1), para a divulgação de seu primeiro DVD “Aldeia Sideral”.
***
É isso mesmo! Após 37 anos de carreira, o criador do estilo “mastigadinho” (ou acoitadinho, acochadinho, chegadinho, segundo ele mesmo) e do projeto Flora Sonora, na década de 70, é o que podemos chamar de um “músico sobrevivente” e que somente agora lança seu primeiro DVD.

CADÊ O GLAMOUR?
Pai de cinco filhos, o artista tem uma rotina nada glamurosa. É visto diariamente em cima de sua “magrela” cruzando a cidade de uma ponta a outra vendendo artesanatos, castanhas cristalizadas e bombons de cupuaçu, de fabricação caseira feita em família. Talvez por isso é que se define como o representante da “cultura vira-lata acreana no mundo dos dogmas”.
***
Mas com a alegria costumeira e a vitalidade de um adolescente, o “velho” Pia Vila (como diz a música “Baixaria Blues” composta por Diogo Soa-res e Saulinho Machado, em sua homenagem) dribla as dificuldades e evidencia a sua emoção ao embalar ontem o filho que acabou de nascer, o master do DVD Aldeia Sideral (2), que será lançado no próximo sábado, 19, às 20h, na Usina de Artes.     
***
Lá, sim, no palco, o templo sagrado de Pia Vila, é que os fãs do artista poderão conferir mais uma vez a inexplicável química dele com a platéia e relembrar os grandes sucessos dessa lenda viva do rock acreano, que embalaram diversas gerações por quase 4 décadas.

DVD É LANÇADO 2 ANOS APÓS A GRAVAÇÃO
A gravação do DVD Aldeia Sideral aconteceu em janeiro de 2009, no Teatro de Arena do Sesc, após 5 anos do lançamento do CD homônimo, com a participação dos músicos Jorge Anzol (bateria), Arthur Miúda (baixo), Charles Sampaio (guitarra), Paulinho Nobre (violão e percussão), Fred Margarido (teclados) e Ronnie Blues (gaita e voz). A direção geral ficou por conta de Alexandre Nunes, a direção artística de Karla Martins e a produção da Esfera Produções.

LOS PORONGAS FAZEM O SHOW DE ABERTURA
O show do retorno do cantor e compositor acreano à cena musical é patrocinado pela Fundação Elias Mansour e contará com abertura da banda Los Porongas, que vem de São Paulo especialmente para a apresentação, com apoio da Agência Acre Negócios, parceira da banda em suas andanças pelo Brasil. Segundo o vocalista Diogo Soares (3), que participou da coletiva, “é uma honra fazer o show de abertura para o mestre das melodias, considerado o ‘padrinho’ das bandas mais novas”.

VEM NOVIDADE POR AÍ!
E se alguém pensa que o artista irá novamente demorar mais alguns anos para retornar aos palcos, pode esquecer essa idéia. Ele avisou que já está trabalhando no projeto do novo CD, intitulado “Hospicial, Só Pra Doido Legal”, com dez músicas prontinhas saindo do forno. Pelo trocadilho já dá pra ter uma noção do que vem por aí!   
QUEM ESTEVE POR LÁ!
Após as entrevistas, os músicos deram uma canja (4) para os amigos da imprensa e da cena musical que sempre apóiam os grandes eventos de cultura, como as repórteres Ronaldo Guerra (TV Rio Branco), Sâmia Roberta (TV Acre) e Anne Moura (TV Aldeia) – de costas (5); o radialista Márcio Bleiner (6), os jornalistas Rose Farias, da Agência de Notícias, e, Jorge Natal, do jornal A GAZETA (7); as xarás Nanny Santana, do jornal A Tribuna, e, Nanny Damasceno, do blog Som do Norte (8); os músicos Hugo Costa, George Naylor e Saulinho Machado (9), do Coletivo Catraia. O clima continuou descontraído com o registro desse momento único: Diogo Soares agradecendo o apoio da gerente da Acre Negócios, Daniela Carioca (10); e, o estilo blackout dos músicos Charles Sampaio, Diogo, Pia e Miúda (11).  As fotos são de Tiago Juruá.


{gallery}Jackie/pia_villa{/gallery}

Sair da versão mobile