Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PALAVRAS DE MULHER …


Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca ficou decidido que 8 de março, passaria a ser o dia Internacional da Mulher. Para os trabalhos apresentados, já havia em 1975 um decreto oficializando a data pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Publicamos aqui segundo os estudiosos o que se deve esta data “no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho e a manifestação foi reprimida com total violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, 130 tecelãs morreram carbonizadas”.


Cumpre registrar também a versão de outros estudiosos afirmando eles que este ato desumano “nunca existiu”, observamos que tratam o fato da crueldade de: “o mito das mulheres queimadas vivas”, não passa de um mero momento histórico, político e de guerra, por tanto, não reivindicações por condições melhores de trabalho.
Na verdade, o contexto acima tem uma proposta bastante clara: homenagiar a mulher. Elas alcançam a cada dia seus objetivos de forma guerreira e elegante ao mesmo tempo, sabe das suas necessidades e de suas dificuldades e também como é importante preservar esse dia 8 de março, fortificando a cada dia e a cada ano as expectativa da mulher na sociedade atual.


Hoje em dia já é amplamente visível a participação da mulher na sociedade mundial. Isso se deve as mulheres Cristina Kirchner (2007), presidente da Argentina, Angela Merkel (2003), chanceler alemã, Hillary Clinton (2010), Secretária de Estado americano e etc. No nosso País não é diferente Dilma Rousseff (2010), primeira presidente do Brasil, Marina Silva (1995) Senadora da República, Perpetua Almeida Deputada Federal, e outras mulheres que vão fazendo a diferença em contribuição ao dia Internacional da Mulher, no caso, Marlúcia Cândida primeira dama do Estado-AC, Suely Melo Secretária de Saúde, Celene Maia secretária executiva do governo, Euracy Médica, Paula Amanda réporter, Meiry  diretora CEBRB, Isabel professora, Simone Coordenadora do Museu, escritoras, lavadeiras, secretária do lar, comerciantes, margaridas em fim, todas as mulheres participam para a formação positiva de um trabalho melhor.


Continuemos nossa busca em direção a uma definição do que seja ao dia Internacional da Mulher independente de tradição, costumes, crenças ou qualquer outra prática ou história que indique porque comemoramos esse dia.


Como diz o poeta: Você, eu, nós que temos a capacidade de gerar outro ser, temos também o dever de gerar alternativas para que a nossa Ação criadora realmente ajude outras mulheres a conquistarem a liberdade de ser…


Parabéns a todas as mulheres e um bom dia.

 


Cirlene prado é historiadora

Sair da versão mobile