Rio Branco lidera o Estadual, Juventus segue logo atrás, com menos um jogo
Em um domingo recheado de muitos jogos, três no total, a bola balançou a rede em todas elas, com destaque para a go-leada do AC Juventus sobre a Adesg, por 4 a 0. Náuas, em seu segundo compromisso, garantiu a primeira vitória sobre o favorito Atlético Acreano, por 3 a 1, enquanto o Alto Acre “descobriu” um pênalti para vencer o clássico do interior contra o Plácido de Castro, por 1 a 0.
Na próxima rodada apenas um jogo no interior, justamente entre o atual líder, o Rio Branco FC, contra o Alto Acre. O confronto, marcado para o dia 26, foi prorrogado para o 27, em Epitaciolândia a pedido da equipe da casa. Caso o Florestão consiga os laudos liberatórios, a “casa” receberá o clássico entre Atlético Acreano e Independência, sendo que ambos vieram de derrota. No domingo, no Arena da Floresta, jogam: Adesg x Náuas e Plácido de Castro x Juventus.
O final da primeira (ou será segunda?) rodada, lançou os primeiros candidatos a artilheiros. E ambos atuam no Juventus: Jô e Douglas balançaram as redes em duas ocasiões. Os demais candidatos, inclusive o penta artilheiro, Juliano César, tem apenas um gol na competição.
Juventus 4×0 Adesg – As duas equipes bem que demonstraram equilíbrio na primeira etapa, com chance para qualquer lado balançar primeiro a rede. Inclusive o primeiro a fazer isso foi a Adesg, com Marcão, porém impedido.
Apesar do equilíbrio, as melhores chances reais de gol foram do Juventus, duas delas em jogadas com Jô e curiosamente outras duas com Douglas, enquanto Platini mostrou-se o jogador mais perigoso do representante de Senador Guiomard na etapa inicial e continuaria a ser na etapa final.
Mal iniciara o segundo tempo para Jô deixar sua marcar, após invadir a área, tirar o marcador e na sequência o goleiro Tiago, antes de tocar para o fundo das redes: 1 a 0. Aos nove minutos Jô desta vez serviu de garçom, após chegar na linha de fundo e cruzar para a cabeçada de Douglas, sem qualquer marcação, ampliando para 2 a 0.
Uma confusão acabou rendendo um cartão vermelho para Neilson (Juventus) e Jackson (Adesg), deixando mais espaço em campo. Melhor para o Juventus. Luiz Henrique ganha no pé de ferro e toca para Tiago que lança Jô. O atacante tira a marcação e bate na saída do goleiro, ampliando em 3 a 0. O último iniciou em uma bola perdida da Adesg que acabou no passe de Jô para Douglas fechar a goleada, em 4 a 0, isso aos 45 minutos finais.
Plácido de Castro 0x1 Alto Acre – O clássico do interior acabou sendo, tecnicamente, abaixo do esperado por parte da torcida e dos “especialistas de plantão”. Alto Acre, mesmo sem quatro de seus titulares, acabou vencendo o jogo com um pênalti infantil feito por Flávio, quando a bola já estava em posse do goleiro Máximo. Elenilson, alheio a bobagem do adversário, cobrou e marcou o único gol, isso aos 44 minutos da etapa final, não dando tempo para qualquer reação.
Parece que a questão disciplina no Plácido de Castro não vem sendo o forte da equipe, pelo menos é o que vem apresentando nos jogos da equipe da fronteira. No Torneio Início, partida com apenas 20 minutos foram dois expulsos e, em um jogo com os 90 minutos, as expulsões se repetiram, novamente com duas expulsões: Nilton Goiano (40min/1ºt) e Flávio (48min/2ºt).
Náuas 3×1 Atlético Acreano – Apontado como um dos favoritos ao título, estreando o novo técnico Arthur de Oliveira, o Atlético Acreano chegou a oferecer perigo na etapa inicial, obrigando ao goleiro Saraiva impedir, em três ocasiões, que o representante local acabasse a etapa inicial tomando gols.
No segundo tempo, quando o fator físico deveria prevalecer para o Galo, um jovem jogador – Jackson – substituindo ao ídolo da equipe, o meia Bergson, acabou fazendo um estrago, auxiliando o Náuas a sair com a vitória. E o primeiro deles foi marcado aos 45 minutos iniciais, com Jackson fazendo jogada individual e chutando cruzado, para abrir o placar e fazer vir abaixo o estádio Arena do Juruá.
A alegria durou exatos 12 minutos, quando Pelin meteu a mão na bola e o árbitro Antônio Neuricláudio marcou penalidade máxima. Josy cobrou sem chance para Saraiva, deixando tudo igual. Aos 25 minutos, Jackson fez um carnaval na defesa do Galo, rolando para Chiquinho colocar novamente o Náuas na frente do marcador, em 2 a 1. No último lance do jogo, Neim, que entrara na etapa final, foi derrubado por Zidane, sendo assinalado penalidade cobrada por Coita. No final, Náuas, se recuperando na competição, 3 gols, Galo fazendo sua estréia, apenas 1 gol.
Rio Branco vence fácil o “clássico” e dispara na liderança – O que já foi em muitos anos um dos maiores clássicos do futebol acreano, demonstrou bem o momento em que as duas equipes passam. Diante de pouco mais de 200 torcedores presentes em um sábado à noite chuvoso, no estádio Arena da Floresta, o Rio Branco FC passeou diante do Independência FC, pelo placar de 3 a 0.
Única equipe a conseguir atuar na primeira e vencer, a nova vitória do Estrelão garante pelo menos mais oito dias na ponta da tabela. O Rio Branco volta a jogar apenas no dia 27, contra o Alto Acre, em Epitaciolândia, enquanto o Independência deve jogar no estádio Antônio Aquino, no sábado do dia 26, isso se os laudos forem liberados.
Dentro de campo, muitas vezes o Rio Branco dominou praticamente a maioria das chances de gol, além de dominar o meio de campo. E o placar ainda poderia mais elástico caso três bolas que foram caprichosamente na trave, tivessem entrado.
O saldo negativo para as duas equipes foram os seis cartões amarelos em jogo de pouca disputa. Mais ainda para o Estrelão, pois apesar de dominar, tomou quatro cartões, aumentando para sete amarelos em apenas dois jogos, apesar de um deles ser de Anselmo, já negociado.