Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Natal Xavier deve sofrer afastamento da direção do Rio Branco FC

A reunião Ordinária do Conselho Deliberativo decidiu por eleição no dia 8 de abril para afastar Natal Xavier da presidência do Rio Branco FC, por um período não inferior a 120 dias. Já na primeira reunião, dos 23 Conselheiros presentes, 16 votaram pela homologação da eleição. Os motivos que levaram o Conselho Deliberativo pelo pedido de eleição e o possível afastamento, foram as contas do clube no período 2006/2010 que não foram apresentadas, o Imposto de Renda de Pessoa Física inadimplentes. “Desde o primeiro mandato que a prestação de conta, com o Conselho Fiscal, não ocorre”, afirmou Getúlio Pinheiro, presidente do Conselho Deliberativo.

Durante a reunião, Natal ainda tentou fazer com que o contador do clube, Francisco Brito, utilizasse da palavra para explicar a situação, porém foi impedido por “força do regimento”, que permite apenas aos Conselheiros tem direito a voz nas Reuniões Ordinárias. “Paguei um preço muito caro, pelo contador não ter aprontado as contas, que ele atrasou”, lamentou Natal Xavier.

Vice-presidente na atual diretoria, Bruno Cotta Paiva, afirmou que não pretende mais trabalhar com Natal Xavier, e acrescentou: “Ele pensa que o Rio Branco (FC) é propriedade dele”. Sendo o próprio Bruno quem incitou pelo afastamento não apenas do atual presidente, mas de toda a diretoria do Estrelão por período, não inferior, de 120 dias.

Jogadores e comissão do Estrelão se dizem focados apenas no futebol

O dia de quarta-feira foi palco para muita especulação envolvendo a decisão do Conselho Deliberativo de convocar uma assembleia no dia 8 para homologar, ou não, o afastamento do presidente do Rio Branco FC, o empresário Natal Xavier por um período não inferior a 120 dias.

Antes do coletivo promovido pelo técnico Ico, no estádio José de Melo, visando a Adesg, jogadores e comissão técnica estiveram reunidos por volta de 40 minutos. No final, todos estavam com as “falas decoradas” para atender a imprensa especializada. “Não sabíamos de nada. Tudo o que sabíamos foi por intermédio de vocês (imprensa). É um assunto da diretoria. Nós estamos focados apenas no futebol e isso é parte administrativa”, foram as frases mais pronunciadas por todos. “Acreditamos que seja um assunto delibado no Rio Branco, mas tenho conversado com os jogadores e queremos superar dentro de campo para mostrar aos nossos torcedores que esse fato não afetou nosso rendimento”, afirmou o técnico Ico, apesar de concordar que sempre existe um desgaste quando existem fatores desta magnitude.

 

Uma das lideranças no grupo e capitão, o volante Ismael acrescentou que o grupo não pode sofrer um abalo, e sim focar no jogo de sábado. “Somos funcionários do clube e contratados para jogar, por isso que afirmo que nossa meta é o jogo de sábado, enquanto isso é um fator burocrático”, disse. Testinha, um dos ídolos, teme apenas pelo planejamento para a série C: “Sempre existe um planejamento e agora é esperar para ver no que vai ser decidido”.

Mudança – Para o jogo contra a Adesg, o técnico Ico pretende entrar com Testinha e Abmael no meio de campo. Muito mais que uma opção tática, Ico pretende dar uma oportunidade do meia apresentar seu futebol, pois sua permanência no clube estaria sendo colocada em dúvida. “Abmael foi contratado para chegar e jogar, afinal seria injusto mandar embora um jogador que não atuou 90 minutos”, afirmou Ico. “Ele entrou apenas 15 minutos contra o Atlético (PR) e deu conta do recado, por isso vou colocá-lo de novo e acredito que irá nos surpreender”.

Local (?) – Mais uma vez o estádio Antônio Aquino, o “Florestão”, não está apto para receber jogos. Por isso mesmo que a Federação de Futebol do Acre fez o pedido da liberação do estádio Arena da Floresta – que foi aceito – para a realização do jogo no sábado, entre Rio Branco e Adesg.

Sair da versão mobile