Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

80 mil pessoas na última noite de Carnaval na Amadeo Barbosa

tiao_carnaval_60

“O Carnaval acreano está renovado”, afirma o governador Tião Viana

É com o incrível número de 80 mil pessoas que o Carnaval 2011 encerra sua última noite de folia na Avenida Amadeo Barbosa. O carnaval popular organizado pelo Governo do Acre levou uma multidão para a Avenida e lotou o espaço destinado para a maior festa popular do país. “Todo mundo veio, muitas crianças, muitos jovens, muitos adultos, muita paz, muita alegria”, celebra o governador Tião Viana.

O carnaval 2011 além da animação e do movimento do trio elétrico tem mais uma marca: é o mais seguro dos últimos anos. Na primeira noite foram registradas apenas 12 ocorrências e no domingo, a Polícia Militar havia registrado cinco ocorrências até as 23 horas. Até o final da última noite, a média foi de apenas 60 pessoas detidas. “Nenhum assassinato, nenhum esfaqueamento, nenhum tiro, é um carnaval buscando apenas a alegria, nada de violência”, conta Tião Viana.

A alegria da festa popular está  presente em todos os carnavais. O governador disse que mesmo em Tarauacá, atingida pela cheia do rio que já apresenta vazante, a festa traz alegria para população que a precisa mais do que nunca. Além disso, o governo já disponibilizou ajuda para as pessoas atingidas pela cheia do rio no município.

A primeira dama, Marlúcia Cândida, fez questão de cumprimentar todas as mulheres aproveitando que a última noite de carnaval coincide com as comemorações do Dia Internacional da Mulher. “O carnaval é uma festa que eu adoro. Eu e o Tião não perdemos um só ano”, revela a primeira dama.

Marlúcia Cândida também fez questão de ressaltar o sucesso da venda de lembranças durante o carnaval que faz parte da campanha Acre Solidário. As ilustrações da festa desse ano foram estampadas em bolsas e camisetas e postas a venda no circuito da Avenida Amadeo Barbosa. Parte da renda vai para a Cooperativa Costurando o Futuro, formada por 13 costureiras moradoras da Área de Preservação Permanente (APA) do Amapá, que confeccionaram as bolsas. Outra parte é administrada pelo Lions Clube Rio Branco e vai ajudar a construir uma creche no bairro Bahia para 60 crianças em situação de risco social.

O carnaval da família acreana
O povo saiu para festejar a vida na Avenida Amadeo Barbosa nesse carnaval, que foi de 5 a 8 de março, e movimentou Rio Branco. A imensa festa de Carnaval organizada pelo Governo do Acre abriu sua última noite de festa com o desfile dos Bonecos Gigantes. Eles invadiram a avenida e junto com os últimos blocos de carnaval fizeram a festa.

Quem pensa que o Carnaval é apenas a festa dos jovens e dos prazeres se engana. A família acreana também compareceu em peso na Avenida Amadeo Barbosa. Pais aproveitaram a grande festa para fantasiar seus pimpolhos e levá-los para brincar e festejar ao som do samba e do axé.

“Esse ano está muito animado, muito divertido”, conta Edmilson da Silva, que trouxe a filha Isabele de apenas 7 meses e o sobrinho Thales de 9 anos para aproveitar a folia já pela segunda noite. “A pequena já está adorando, mesmo com apenas 7 meses ela se diverte aqui”, conta Jorgete Reis, esposa de Edmilson.

Já para Pedro de Souza, que trouxe a filha Carol de 7 anos, e a sobrinha Thais também de 7 anos, o carnaval melhorou 100%. “Para mim, que trouxe minha família, o espaço está ótimo, quem quer ir atrás do trio elétrico vai e quem está com as crianças e não deseja isso é só sair do caminho.”

Mais do que o Carnaval da família, a Amadeo Barbosa também foi invadida pelos grupos de amigos. Raíssa Lima, de 16 anos, juntou os amigos da escola e vieram se divertir na Arena, “com esse trio elétrico tá muito melhor.” O Juizado da Infância e do Adolescência estabeleceu que apenas menores acompanhados dos pais ou responsável poderão permanecer na avenida após a meia noite.


Campanha contra Doenças Sexualmente Transmissíveis no Carnaval
A coordenação DST/AIDS, da Secretaria Estadual de Saúde está realiza uma intensa campanha no Carnaval 2011 em todo o estado do Acre. Na avenida Amadeo Barbosa, a coordenação montou um espaço exclusivo para a distribuição de camisinhas e informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS.

Esse ano, a campanha está focando a mulher. Embora os homens sejam a maioria entre os portadores do vírus, esse quadro tem mudado aos poucos. Na faixa etária entre 14 a 24 anos existe um homem infectado para cada duas mulheres. Esse preocupante dado que tem se tornado comum em todo o país fez com que o Ministério da Saúde desenvolvesse um plano de combate a feminilização da Aids.

“A cada campanha vamos percebendo a necessidade de inovar, de chamar mais a atenção”, explica Francimary Lima, da coordenação DST/AIDS, “Embora estejamos com uma campanha voltada para a mulher, todos são nossa prioridade. Só no carnaval de Rio Branco, cerca de 12 a 15 mil camisinhas são distribuídas por noite. As cidades do interior que possuem carnaval de rua também possuem pontos de distribuição.

A coordenação conta com o apoio do Projovem e do programa Saúde e Prevenção nas Escolas. Juntos, eles realizam a distribuição das camisinhas e panfletos com informações. Para intensificar a campanha, a coordenação organizou o Bloco das Mulheres, com abadás e panfletos, para aumentar a luta contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. (Agência Acre)

Sair da versão mobile