Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre se prepara para receber 120 mil doses da campanha de vacinação contra Influenza

vacinao-idoso
Idosos que não se vacinaram da 1ª vez terão nova chance

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha nacional de vacinação contra a Influenza deste ano será estendida para gestantes, crianças de 6 meses até 2 anos e trabalhadores da Saúde, além da imunização já feita entre os idosos e indígenas. A campanha começará a partir de 25 de abril e durará até 13 de maio, com a meta de imunizar mais de 80% dos grupos de risco da doença. Como em 2010, a vacina terá tripla ação, contra os 3 principais vírus de circulação no hemisfério sul, dentre as quais a Influenza A H1N1 e a gripe sazonal.
O Dia D da campanha será 30 de abril – o 1º sábado depois da abertura – e deverá contar com mais de 60 mil postos de vacinação em todo país, o dia inteiro.
Para a região Norte, o ministério anunciou que serão destinadas 2,4 milhões de doses da vacina.

De acordo com Maria Auxi-liadora de Holanda, gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frios da Sesacre, o Acre deve receber 120 mil doses deste montante. Para tanto, ela conta que o governo, junto com as prefeituras locais, já está preparando todos os planejamentos necessários para receber a campanha nacional, desde a estrutura até a equipe profissional. Os planos detalhados devem ser apresentados à secretaria estadual até 2 de abril.

“Todas as reuniões de planejamentos gerais já foram feitas. Agora, devemos esperar que cada município, em especial, os com  áreas de difícil acesso, nos apresente seus planos para a campanha. Inclusive, para começar a vacinação mais cedo nestes locais isolados, até pedimos antecedência para receber os primeiros lotes das 120 mil doses”, disse.

A gerente também explicou que a campanha contra a Influenza será adaptada no Acre para a imunização de outras doenças (febre amarela, hepatite, tétano) e para atualizar os cartões de vacinações. Todas as vacinas serão gratuitas. Neste ano, o Acre não registrou ainda nenhum caso confirmado da Inluenza A H1N1 (antiga Gripe Suína). Teve apenas suspeitas. Mesmo assim, a dose da vacina é importante para ajudar a prevenir este e mais 2 outros vírus.

Sair da versão mobile