Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alunos da rede pública terão cursos de inglês e de espanhol gratuitos

F._VICTOR_AUGUSTO_461
Secretário de Educação, Daniel Queiroz, diz que a idéia é oferecer qualidade ao ensino

Estudantes da rede pública de ensino terão acesso, a partir de agora, a cursos de inglês e espanhol gratuitos, dentro da própria escola, no contraturno das aulas. A iniciativa do governo estadual contempla, inicialmente, 3,6 mil alunos da 8ª série e do Ensino Médio de 8 escolas, que abrigarão os Núcleos de Ensino de Línguas (NEL). A aula inaugural foi realizada ontem, na Escola Clícia Gadelha, bairro São Francisco.
Com material didático selecionado pela equipe coordenadora, equipamento de suporte ao ensino e professores capacitados para atuar na área, os NELs nascem com a pretensão de oferecer a mesma qualidade dos cursos particulares disponíveis pelo mercado, sendo uma oportunidade para que jovens de famílias de baixa renda tenham acesso ao aprendizado de uma língua estrangeira.

O mais novo de 4 filhos, Francisco Etevaldo pretende aproveitar a chance de estudar inglês que os outros irmãos não tiveram. Morador da Estrada do Panorama, ele diz que os pais não teriam condições de pagar um curso deste nível. O aluno do 3º ano do Ensino Médio terá que se deslocar até a escola nos 2 turnos, duas vezes por semana, mas reconhece que o sacrifício valerá a pena. “Mesmo sendo difícil, vou agarrar esta oportunidade com todas as forças. Vou ser o primeiro da minha família a fazer um curso de inglês”, afirma o rapaz de 17 anos, que trabalha com vendas de quinta a domingo.

Será 1 hora e meia de aula duas vezes por semana e o curso terá duração de 3 anos, do nível básico ao intermediário, totalizando 45h por semestre valorizando as práticas de conversação. O secretário de Educação, Daniel Queiroz, explica que a idéia é oferecer qualidade ao ensino-aprendizagem da Língua Estrangeira de forma a qualificar o mercado de trabalho e possibilitar o manejo do idioma escolhido como uma segunda língua.

Na Escola Clícia Gadelha, não só os alunos foram contemplados com o programa. Sobraram vagas para ex-alunos e pessoas da comunidade, além de abranger estudantes das escolas Bertha Vieira e Lindaura Leitão, resultado de parceria entre as unidades de ensino.

Para freqüentar os cursos de inglês e espanhol nos NELs, o aluno não pode estar matriculado em curso particular de idiomas, escolher um turno da preferência e ter 75% de presença. “Foi ótimo ter esse curso aqui pois além de ser de graça, é perto de casa e a gente pode estudar com quem a gente conhece”, avalia Diene Késsia.
Até o fim deste semestre, a Secretaria de Educação pretende inaugurar o Centro de Ensino de Idiomas com capacidade para absorver um número maior de estudantes. Os Núcleos de Ensino de Línguas estão implantados nas escolas Clícia Gadelha, CEERB, José Rodrigues Leite, Humberto Soares, Armando Nogueira, Lourival Sombra, Lourival Pinho e Serafim da Silva Salgado.

Sair da versão mobile