10 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Autoridades querem implantar plano ousado para reduzir a violência em Cruzeiro do Sul

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
31/03/2011 - 18:26
Manda no zap!CompartilharTuitar

autoridades_czs

Projeto implantado em Diadema-SP deu certo e já rendeu exposição em Congresso da ONU. A idéia foi copiada pelo MPE, Defensoria Pública e Judiciário, que iniciam a jornada para mobilizar a sociedade, políticos e instituições de Cruzeiro do Sul.

Segundo o promotor criminal, Iverson Bueno, o plano envolve desde mudanças de comportamento a investimentos em diferentes áreas. O álcool e a droga são responsáveis pela maioria dos crimes contra a vida que ocorrem em Cruzeiro do Sul, por tanto, uma das atitudes imediatas seria uma regulamentação para que todos os bares que não dispõem de segurança, fechem a partir das 22h e sejam alvos de fiscalizações mais rigorosas.

O projeto prevê ainda, a instalação de câmeras de vídeo em vários pontos da cidade, que podem ajudar na elucidação e até na prevenção de crimes.

Mudanças drásticas no trânsito também são pretendidas, já que na visão do promotor, Iverson Bueno, muitos condutores na cidade não respeitam os limites estabelecidos e o resultado é um número alto de acidentes. “É uma cidade que poderia ter um trânsito tranquilo. Aí nós precisamos contar e cobrar da Polícia Militar, Dentran e Prefeitura para que sejam implantados mais semáforos, lombadas, e inclusive a melhoria das ruas. Queremos também que o trabalho não só de educação, mais de repressão seja intensificado. Quem cometer infração precisa ser multado, só dessa forma vamos conseguir essa mudança de hábito”, diz o promotor.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Para o combate ao tráfego de drogas, a idéia é criar um disk denúncia exclusivo para esse fim, 24 horas por dia e também implantar um serviço de inteligência, com a finalidade de desarticular esquemas de vendas de drogas.

Divulgação e apoio

Na noite da última terça-feira (29) o juiz, Hugo Barbosa Torquato Ferreira da Primeira Vara Criminal, o defensor público Alberto Augusto e o promotor de justiça, Iverson Bueno, fizeram uma explanação do projeto aos vereadores de Cruzeiro do Sul, durante uma sessão na Câmara. “Esse é um projeto maravilhoso que se Deus quiser, vai dar certo e vamos ter as nossas famílias mais seguranças, já que todos nós vivemos assustados com a violência e falta de segurança”, comenta o vereador, Romário Tavares (PSDB).

A partir de agora, as autoridades pretendem divulgar amplamente o projeto para a cidade, não só por meio dos veículos de comunicação, mas através de audiências públicas, palestras em escolas, igrejas, entidades e demais instituições.

Conforme o promotor, Iverson Bueno, um dos desafios é mobilizar e conscientizar as autoridades para a importância dos investimentos que necessitam para que o projeto possa ser colocado em prática. O plano também será apresentado ao prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales e ao governador do estado, Tião Viana.

Exemplo

O Plano de Segurança de Diadema, uma das cidades mais violentas de São Paulo foi implementado em duas fases. Na primeira fase, de 2001 a 2004, foram criadas ações como o Projeto Adolescente Aprendiz; integração das polícias Civil e Militar com a Guarda Civil Municipal; Lei de Fechamento de Bares; ampliação da iluminação pública; instalação de câmeras de segurança; e lançamento das campanhas de desarmamento real e infantil. O resultado em pouco tempo foi uma redução de 80% no número de homicídios. (Tribuna do Juruá)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Pesquisa do IBGE aponta alta no abate de bovinos, suínos e frangos em 2010

Próxima Notícia

Sindicato dos Jornalistas repudia “proibição” de cobertura em despejo

Mais Notícias

Foto: Assessoria
6º destaque

É neste fim de semana! Junina Pega-Pega realiza o 12º Arraial da Saudade com atrações culturais e premiações em dinheiro

10/05/2025
Saúde na Escola: Rio Branco inicia campanha de vacinação na Cidade do Povo
Destaques Cotidiano

Saúde na Escola: Rio Branco inicia campanha de vacinação na Cidade do Povo

10/05/2025
Marcha para Jesus 2024 leva milhares de fiéis às ruas de Rio Branco neste sábado
3º destaque

Marcha para Jesus é promovida neste sábado, 11, em Rio Branco com show de Eli Soares

10/05/2025
Inflação perde força nas faixas de renda média e baixa, diz Ipea
Destaques Cotidiano

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

10/05/2025
Apostador pode perder prêmio de quase R$ 3 mi da Mega-Sena; entenda
Destaques Cotidiano

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 45 milhões

10/05/2025
Governo federal confirma tarifa zero para alimentos
5º destaque

Cesta básica no Acre registra alta de quase 8% e pressiona famílias de baixa renda

10/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Sindicato dos Jornalistas repudia "proibição" de cobertura em despejo

ONU pede empenho no combate à aids e alerta que avanços ainda são frágeis

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre