X

Balanço indica baixo número de ocorrências no carnaval se comparado a anos anteriores

Ação conjunta e integrada e melhor estrutura na organização do carnaval são os fatores apontados pelas autoridades de segurança para a redução dos índices de violência ocorridos no período. O balanço sobre o número de ocorrências registradas desde a noite de sexta-feira foi divulgado em coletiva na tarde desta quarta-feira no comando geral da Polícia Militar e foram considerados abaixo da expectativa tendo como referência anos anteriores.

No entorno da avenida Amadeo Barbosa, 146 pessoas foram conduzidas à Delegacia Extraordinária, que antes atuava somente na área do carnaval foi estendida à toda a cidade. Em 2009 foram 293 e 220 em 2010. O total de ocorrências em todos os municípios, exceto Rio Branco, chegou a 244.  “Quando fomos informados de que o horário da festa seria prolongado ficamos apreensivos, mas a própria organização do carnaval facilitou o trabalho oferecendo toda a infraestrutura necessária para a ação da polícia quanto para o folião. Isso prova que a população do Acre é ordeira”, disse o comandante da PM, coronel Anastácio. Um homicídio foi registrado no bairro Plácido de Castro. Segundo os dados, sem nenhuma relação com o carnaval. Em 2010, cinco homicídios ocorreram durante o carnaval.

Tanto na avenida Amadeo Barbosa quanto no entorno foram identificadas 13 pessoas em regime de progressão de pena. Todas foram reconduzidas ao presídio Francisco d’Oliveira Conde. Houve ainda o registro de 95 ocorrências de contravenção de ordem pública de origens diversas como desacato, embriaguez, dano ao patrimônio, por exemplo. Os autores devem ser ouvidos em audiência.

Índice de acidentes de trânsito é menor

O anunciado rigor para coibir direção e álcool foi cumprido. Equipes do Detran, Ciatran e Polícia Militar realizaram 1.480 abordagens resultando na apreensão de 13 veículos conduzidos por motoristas embriagados. Cinco pessoas foram detidas em flagrante e 149 pessoas se submeteram ao teste do bafômetro. Apesar disso não houve nenhuma vítima fatal dentro do perímetro urbano e rodoviário. Na AC 40 oito ocorrências foram registradas totalizando 50 em todo o Estado, uma redução de 17% em relação ao ano anterior. Somente três vítimas com lesões leves foram encaminhadas às unidades de saúde vítimas do trânsito na capital.

Categories: Geral
wordpress: