Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cai o número de notificações de casos da dengue na capital

dengue_acre_50

O Departamento Estadual de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, da Secretaria de Estado de Saúde, divulgou boletim informativo com o balanço dos resultados obtidos no programa Guerra Contra a Dengue, na nona semana epidemiológica (7 de fevereiro a 5 de março).


Nesse período, foram notificados 993 casos no município de Rio Branco (a capital concentra 90,99% dos casos), o que representa uma redução de 60,1% comparada à primeira semana de janeiro, em que os casos notificados chegaram a 2.490, e redução de 31,4% em relação à última semana (semana 8). No Estado, 19.142 casos foram notificados desde a primeira semana de janeiro.


Os bons resultados são parte do programa de operação Guerra Contra a Dengue e fruto de uma ação realizada de forma integrada com a prefeitura de Rio Branco, Ministério da Saúde e governo do Estado, com apoio do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros.


O programa vem atuando de forma ostensiva na mobilização social, operação limpeza, visita domiciliar e tratamento químico focal e espacial. Desde o início da Guerra Contra a Dengue em janeiro, até o dia 28 de fevereiro, quando foi encerrada a coleta de lixo, com a parceria do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre) e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o governo recolheu um total de 8.557 toneladas de entulho só na capital. Foram investidos na campanha cerca de R$ 2 milhões nos dois primeiros meses de 2011.


“Nós fizemos o chamado e a população atendeu, colocando o entulho na porta de casa. Precisamos que essa mobilização da comunidade em tomar todos os cuidados continue. Só assim, os números continuarão caindo”, alerta Izanelda Magalhães, gerente de vigilância em saúde da Secretaria de Estado de Saúde.  (Agência Acre)

Sair da versão mobile