Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Campanha da Fraternidade 2011 é lançada com foco no meio ambiente

lancamento_campanha_fraternidade_foto_angela_peres__01
Governador Tião Viana destacou que a questão ambiental é especial para o Estado

A Diocese de Rio Branco convoca os cristãos e as pessoas de boa vontade para fortalecer a corrente de conscientização frente às alterações que estão acontecendo no planeta, fruto da desenfreada escalada da exploração dos recursos naturais e do consumismo humano. O governador Tião Viana ofereceu total apoio do Estado para a divulgação da campanha.

“A humanidade encontra-se em uma encruzilhada decisiva. A luta pela preservação do planeta não é apenas uma questão ecológica, mas uma decisão teológica”, alertou o bispo Joaquim Pertiñez.  A Terra é a casa comum de todos nós e temos com ela uma responsabilidade vital. “Não há como virar as costas para esse assunto. Nossas ações devem ser repensadas”, ressaltou.

“Essa questão pode ser importante para o Brasil e para o mundo, mas é especial para o Acre”, pontuou Tião Viana. O Estado é reconhecido como referência mundial na criação de políticas públicas que valorizam a vida e promovem o crescimento econômico com respeito à natureza. “Essa campanha traduz a irresponsabilidade humana de não valorizar o dom de Deus, a vida e o planeta como sua maior criação. Cada cidadão tem que pensar no seu padrão de consumo”.

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, também ofereceu apoio incondicional à campanha. E ressaltou que vivemos uma nova ordem mundial, diferentemente do que vivíamos há algumas décadas. “Hoje, vivemos com o modelo que coloca os recursos naturais a serviço da vida, e não para destruir a vida”, disse. Lembrou a íntima relação humana com a natureza e exemplificou como as mudanças climáticas nos afetam, falando sobre o baixo nível do Rio Acre.

O consumismo exacerbado e a falta de consideração com a natureza adoecem o planeta. Angelim deu exemplos da coleta de lixo domiciliar, que em 2005 recolhia 140 tonaladas em Rio Branco. Hoje são 270 toneladas. “Há três anos nós limpamos o Igarapé São Francisco. Retiramos do leito 339 toneladas de lixo, entulhos e todo tipo de materiais, como carcaças de carro. Hoje, a área que foi limpa está quase da mesma forma”, completou.

A Campanha da Fraternidade é proposta a cada ano pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta é a 47ª mobilização, que traz um itinerário evangelizador fortemente voltado para a conversão pessoal e comunitária, em preparação para a Páscoa.

Os objetivos gerais da Campanha da Fraternidade são despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum, educar para a vida fraterna, a partir da justiça e do amor, a promoção humana e a edificação de uma sociedade justa e solidária. (Agência Acre)

Sair da versão mobile