A Prefeitura de Rio Branco realizou ontem, 25, o Projeto Mulher Cidadã, que emite documentos como CPF, RG e Carteira de Trabalho, realizará exames de saúde e serviço de embelezamento. As atividades, realizadas ao lado do Terminal Rodoviário no bairro Cidade Nova, fazem parte da comemoração do Mês da Mulher. O secretário municipal de Governo, Evandro Luzia, representou o prefeito Raimundo Angelim.
O evento contou com a presença do deputado federal Sibá Machado, que elogiou o trabalho da Prefeitura. “Conheço este projeto e sei que é de grande alcance social”, disse o deputado. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria Municipal da Mulher, através da Casa Rosa Mulher com diversos parceiros, entre eles o Tribunal de Justiça. Orientação sobre os direitos da mulher, da criança e do adolescente também faz parte das atividades. As mulheres contam com exames de PCCU, pré-natal, planejamento familiar, DSTs, distribuição de preservativo, Vacinação, controle de pressão arterial e diabetes, exame de tuberculose, sorologia, malária, leishmaniose, atendimento ginecológico e odontológico. A coordenadora da Mulher, Roseli Scalabrin, lembrou que o projeto se repete pelo quarto ano e se tornou referência no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher na Capital do Acre.
A Casa Rosa Mulher presta assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, prostituição ou risco pessoal e social. Oferece ações de atendimento em saúde, psicologia, apoio jurídico e atividades educativas e formativas. Essas ações têm como orientação o resgate da auto-estima feminina e a promoção de ações de combate à exclusão social. É uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Rio Branco gerenciada pela Coordenadoria Municipal da Mulher. As atividades da Casa Rosa Mulher tiveram início em abril de 1994, mas a proposta surgiu bem antes, configurando-se em uma conquista do movimento de mulheres. As ações empreendidas pela Casa Rosa Mulher visam resgatar a valorização da mulher e sua auto-estima, rompendo o ciclo da violência de que são vítimas e reconstruindo sua identidade de gênero. Para isto, oferece atendimento jurídico, social e psicológico; serviços em saúde e educação, além de atividades artísticas. Com o apoio de uma equipe multidisciplinar (advogada, assistente social, psicóloga, enfermeira, médico, arte-educadora) a Casa Rosa Mulher já recebeu prêmios de relevância nacional. (Ascom PMRB)