Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Conselho de Educação empossa novos membros

Depois da nomeação pelo Governo do Estado, os novos membros do Conselho Esta-dual de Educação (CEE) tomaram posse ontem, na sede da entidade. As professoras Iris Célia Cabanelas Zannini e Raimunda Coelho de Carvalho ficaram na presidência e vice-presidência, respectivamente. O mandato será de 2 anos.

O Conselho Estadual de Educação (CEE) é o órgão superior de deliberação coletiva. Compondo a estrutura do Sistema Estadual de Ensino, compete ao CEE: normatizar sobre Educação Básica, contribuir com o planejamento, fixar e normatizar a política estadual de educação, subsidiar a elaboração, acompanhar a execução do Plano Estadual de Educação, assessorar a Secretaria Estadual de Educação (SEE) no diagnóstico de problemas e deliberar sobre medidas para aperfeiçoar os sistemas de ensino.

Em 1964, no edifício Lourenço Filho, sede da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, foi instalado o Conselho, criado pela Lei nº 04/1963. “As ações do conselho deixam sempre transparecer o cuidado pela escola, que, na minha interpretação, deve ser a extensão da casa dos alunos”, disse a professora Iris Célia Cabanelas Zannini.

Os conselheiros pretendem, ainda, estabelecer metas de trabalho para ‘avançar’ na qualidade do ensino.  Eles vão propor um pacto pela educação, capaz de elevar índices, mas também fazer aquilo que eles consideram essencial: repensar o papel da escola. “Os diálogos, saberes e experiências aqui compartilhados são uma referência para toda so-ciedade acreana”, comentou o conselheiro e secretário municipal de Educação, Márcio Batista.

Sair da versão mobile