Campanha será feita pelo Detran em parceria com a PM
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar (PM/AC) lançaram ontem, no Gabinete Civil, a campanha ‘Álcool Zero’. A intenção é reduzir a violência no trânsito, dos acidentes causados pelo consumo excessivo de álcool nas ‘baladas’ noturnas dos finais de semana. A campanha, que se estenderá por todo este ano, é educativa e repressiva ao mesmo tempo.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, informou que equipes educativas entrarão em bares e casas noturnas ‘conscientizando’ os condutores. Em 2010, dezenas de pessoas morreram no trânsito. De acordo com pesquisas feitas por órgãos do sistema esta-dual de trânsito, os finais de semanas representam o maior risco à segurança dos usuá-rios das vias, tendo maior incidência no período que envolve as noites e as madrugadas.
Ainda segundo a pesquisa, os acidentes ocorrem com frequência no Centro de Rio Branco, na área do 1º Batalhão, com 30,54%. Somando-se os acidentes, os 1º, 2º, 4º Batalhões juntos correspondem a 73%. Em 2010, foram140 vítimas com morte. Destas, 63 foram causadas por imprudência, imperícia, e negligência no trânsito.
Além da preservação da ordem pública, o Detran e a PM querem atuar preventivamente. “A gente pode evitar que uma pessoa sem condições de dirigir assuma o volante. Se for o caso, vamos agir repressivamente, a fim de prender em flagrante motoristas delituosos, que estejam sob a influência de álcool ou de substâncias entorpecentes”, disse o comandante de policiamento da Capital, Mário César Souza de Freitas.