Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eletrobras forma 16 técnicos em manutenção de linhas energizadas

F_VICTOR_AUGUSTO_088
Agora, profissionais  podem operar em linha energizada

A construtora mato-grossense Nhambiquaras, em parceria com a Eletrobras Distribuição Acre, formou ontem 16 técnicos em manutenção de rede em linha energizada de baixa e alta tensão. Com o custo de R$ 20 mil, esse foi o primeiro curso voltado para formação de mão-de-obra local. Ao todo, foram 176 horas-aulas (teóricas e práticas), distribuídas em 22 dias de curso.

De acordo com o engenheiro eletricista Eduardo Bremer, na manutenção em rede energizada não há necessidade de desligar as linhas transmissoras de energia. “Isso evita transtornos, uma vez que é freqüente a manutenção em redes de até 34,5 KV. De agora em diante, eles vão poder trabalhar em quase todas as redes distribuidoras da região”, explicou Bremer

Questionado sobre os perigos de se trabalhar com as redes ligadas, o engenheiro afirma que o risco é ‘normal’, mas os equipamentos (luvas, botas, isolantes nos cabos condutores) dão a segurança necessária.

Segundo o instrutor de campo, Jaime Dias, todas as distribuidoras de energia precisam de técnicos com essa especialidade. “Com esse curso, eles estão capacitados para trabalhar até em outros Estados”, afirmou Dias.

Com vaga garantida no mercado local, o eletricista Nonato Oliveira Soares assim se pronunciou: “Tanto o engenheiro Bremer quanto o instrutor Dias são excelentes professores. Estamos qualificados para o serviço”, agradeceu o formando.

Sair da versão mobile