X

Escola técnica Aberta mais perto da população acreana

Formação profissional técnica para jovens de sete municípios do Acre torna-se realidade com o lançamento ontem, 28, do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). A solenidade reuniu 620 alunos matriculados nos pólos de Rio Branco, Porto Acre, Sena Madureira, Xapuri, Capixaba, Epitaciolândia e Brasiléia e contou com a presença da coordenadora nacional do e-Tec, Irani Gallo; do secretário de Educação, Daniel Queiroz e do presidente do Instituto Dom Moacyr, Iraílton Lima. O programa é fruto das ações para expandir  a Educação Profissional no Brasil e faz parte  do Plano de Desenvolvimento da Educação.

Poder concluir um curso técnico com aulas presenciais e à distância recebendo acompanhado de tutores capacitados é um sonho que Maria Madalena Freire, que mora em Epitaciolância, realiza este ano. Funcionária de uma empresa abatedora de aves, ela espera com a formação abrir muitas portas profissionais. “A gente tem que se preparar para o dia de amanhã. Estou com emprego hoje com carteira assinada, mas não posso parar de estudar. E agora com a possibilidade de estudar à distância é muito mais fácil conseguir realizar meus projetos”.

Criado em 2008, o programa Escola Técnica Aberta – e-Tec está implantado em 291 municípios de 20 estados brasileiros beneficiando até agora 30 mil pessoas. A meta do Ministério da Educação é alcançar 200 mil alunos com a oferta de 48 cursos oferecidos por instituições de ensino estaduais e federais. A coordenadora nacional do programa, Iracy Gallo, diz que a oferta de cursos será ampliada à medida que o e-Tec se consolide. Hoje, os cursos são escolhidos a partir da competência das instituições ofertantes.

No Acre, o Instituto Dom Moacyr gerencia os cursos de Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Serviços Públicos e Curso Técnico em Gestão de Empresas. São 90 vagas para cada um dos sete municípios com 30 vagas para cada curso cuja duração média será de 1 ano e meio. Um sistema de desenvolvimento e avaliação dos alunos é coordenado pelo programa em todos os municípios.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: