Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Exposição de artesanato acreano no dia do artesão

OSebrae no Acre, em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Governo do Estado, Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Gerência de Economia Solidária da Prefeitura de Rio Branco, realizarão no próximo dia 18 de março, às 9h no SESC Centro, a Exposição Artesanato Acreano em comemoração ao Dia do Artesão.

O Sebrae, Governo do Estado e prefeituras realizam projetos de forma integrada, através de ações continuadas de informação, formação e mercado em diversos municípios do Acre, com finalidade de transformá-lo em atividade econômica capaz de ampliar a geração de ocupação para empreendedores de pequeno porte em todas as regionais do Estado.

Segundo Aldemar Maciel, gestor do Projeto Artesanato Acreano do Sebrae, “nos últimos cinco anos, produzimos diagnósticos da cadeia produtiva do artesanato de todo Estado, inclusive artesanato indígena, estas informações foram balizadoras para realização de projetos de desenvolvimento a partir de dados confiáveis, mitigando riscos e pontos fracos do setor. Desenvolvemos ainda, uma metodologia de capacitação específica para artesãos, e os resultados são visíveis, foram criados nos últimos quatro anos três novas coleções com 560 novos produtos, a edição de três catálogos de produtos, a ampliação de mercado no atacado para os grandes centros através do Projeto Comprador, o fortalecimento e autogestão da comercialização no varejo local, seja através de lojas ou de feiras de artesanato, que inclusive possui calendário de eventos anual estabelecido em lei municipal.

O Artesanato Acreano neste período recebeu prêmios nacio-nais, com destaque para o prêmio TOP 100 de artesanato, rea-lizado pelo Sebrae Nacional, onde três artesãos (Marchetaria do Acre: Maqueson Pereira da Silva; Cooperativa Cooe-sa: Carlos Taborga e IIBA Produtos Florestais Sustentáveis: George Dobrê) receberão a premiação e participarão de duas rodadas de negócios.
A Exposição de Artesanato que terá inicio nesta sexta-feira, simboliza o início das atividades do projeto Artesanato do Acre (2011 a 2013), definido no último PPA, que beneficiará em especial artesãos dos municípios. Utilizando a metodologia de intervenção, o conhecimento acumulado, a estrutura de produção e comercialização cedidas pelo Governo do Estado (3 Núcleos Produtivos) e prefeituras (Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul), e ainda as parcerias que imprescindíveis para criar a sustentabilidade comercial do Artesanato do Acre. (Assessoria Sebrae)

Sair da versão mobile