Crianças até os 6 meses de idade têm direito à alimentação exclusiva com leite materno. Neste conceito, se traduz o trabalho do Grupo de Estímulo ao Aleitamento Materno (Geama), criado para promover o aleitamento. O objetivo é reduzir a mortalidade infantil no Acre.
Na manhã de segunda (28), o Geama lançou material gráfico que será distribuído às mães, que participam nos grupos formados por mulheres atendidas pela rede pública de saúde. O material é fruto de convênio junto à Caixa Econômica Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
De 2004 a março de 2011, o Geama – organização sem fins lucrativos – realizou 41 mil assistências de estímulo ao aleitamento. Em 2010, foram feitos 11 mil atendimentos. Desde 2008, o grupo mantém núcleos em 12 municípios do Estado, além da Capital. A equipe é formada em Rio Branco por 15 profissionais que atuam em 2 turnos, incluindo 2 pediatras. Todos os meses são realizados 1 mil atendimentos, tendo como base os oito objetivos do milênio traçados pelas Nações Unidas.
Distribuído gratuitamente, o material gráfico inclui uma cartilha na qual as mães são orientadas sobre as vantagens da amamentação, os locais onde poderá buscar ajuda nos municípios, dicas sobre a alimentação tanto das mães quanto dos bebês e os direitos de quem amamenta.