Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Manejo florestal empresarial é tema de encontro na Ufac

Acadêmicos do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre reúnem-se até a próxima sexta-feira, 18, durante a Semana Florestal em torno do tema “Manejo florestal empresarial – um mercado promissor e sustentável”. Com palestra de abertura do senador e engenheiro florestal, Jorge Viana, o evento reúne professores, alunos, representantes de instituições públicas, privadas e de organizações não governamentais na discussão das políticas florestais e a sustentabilidade para a Amazônia gerada por negócios a partir da exploração madeireira e não madeireira.
O manejo florestal empresarial é uma das alternativas econômicas com chances de atrair novos empreendimentos para o Estado. O presidente do Centro Acadêmico do curso, Ricardo Leão, explica que o Acre tem um cenário propício para abrigar empresas do setor à medida que desenvolve, a partir de todos os setores, pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias para facilitar o fomento da atividade econômica sem prejudicar o meio ambiente. Para o secretário de Florestas, João Paulo Mastrângelo, a Semana Florestal, é uma boa oportunidade para discutir as políticas florestais e os gargalos do setor que representa 17% do PIB do Estado.

Mastrângelo cita como dificuldades enfrentadas pelo segmento problemas de logística interna e externa, burocracia do sistema de licenciamento que, segundo ele, “precisa ganhar agilidade” e a revisão e implementação de créditos para ampliar os investimentos na atividade florestal. “O governador Tião Via-na já determinou que seja dada prioridade para a questão dos licenciamentos, por exemplo. Não se pode planejar a economia do Estado com base florestal sem fazer estas revisões”, diz o secretário.

O senador Jorge Viana, em palestra proferida na abertura do evento, reiterou parceria com o curso e considera o manejo empresarial um mercado promissor. A economia de base sustentável é, na opinião de Jorge Viana, uma ferramenta do desenvolvimento econômico do Estado e se tornou um processo irreversível. Durante a palestra, o senador se comprometeu a promover a criação de uma residência, uma espécie de especialização para o curso destinado a melhorar a formação do profissional de engenharia florestal em áreas como economia florestal e manejo. A residência seria financiada com recursos do Fundo Amazônia Sustentável.

Em 10 anos, o curso de Engenharia Florestal da Ufac formou 70 profissionais, todos absorvidos pelo tanto pelo setor público quanto pelo setor privado. Apesar do alto índice de evasão, o número de engenheiros é considerado satisfatório dado a complexidade e exigência do curso que possui duração de cinco anos e é desenvolvido em horário integral. A Semana Florestal do Acre continua nesta terça-feira com a realização de minicursos durante todo o dia. Amanhã, a partir de 14 horas será proferida a palestra Manejo Florestal Empresarial com o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro. Na parte da tarde uma mesa redonda reúne empresários de empresas madeireiras do Estado. A programação termina na sexta-feira, 18, com palestra do senador Aníbal Diniz.

Sair da versão mobile